Comunidade escolar aprova mão única em rua da Vila Letônia adotada pelo Setor de Trânsito da Prefeitura de Nova Odessa

Comunidade escolar aprova mão única em rua da Vila Letônia adotada pelo Setor de Trânsito da Prefeitura de Nova Odessa

Diretores, professores, pais e alunos da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Professora Alzira Ferreira Delegá, na Vila Letônia, aprovaram a adoção de mão única de direção na via do portão da escola, a Rua Frederico Bassora. A alteração foi promovida semana passada e já tem aprovação da comunidade. O sentido único foi adotado no sentido de quem vai da Rua Rick Ralf Klavin para a Avenida Pedro de Oliveira.

 

“Eram os próprios pais, professores e moradores dessa rua que vinham solicitando essa mudança há algum tempo, então ela foi muito bem recebida pela comunidade atendida. Foi uma alteração simples, mas que trouxe maior segurança dos alunos e seus pais nos horários de entrada e saída. Esta rua é estreita, e temos um fluxo de veículos muito intenso nos horários de pico, o que inviabiliza a mão dupla”, justificou a autoridade municipal de Trânsito, Benedito Goes Neto.

 

Há três semanas, o entorno do “quarteirão” onde se encontram duas unidades da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura – as EMEBs Alzira e Professora Maria Cecília Borriero Milani – já haviam ganhado duas faixas elevadas de pedestres, equipamentos também conhecidos como “lombofaixas” ou “faixas da vida”. Ambas foram construídas em frente aos portões das unidades – na Rua Frederico Bassora e na Avenida Natália Klava Muth.

 

Neste caso, o objetivo foi evitar o excesso de velocidade por parte de motoristas e motociclistas, atendendo também a pedidos de pais e professores das duas escolas. Recentemente, o Setor de Trânsito da Prefeitura havia instalado outras duas “lombofaixas” nas duas pistas da Avenida Ampelio Gazzetta, em frente às Faculdades Network, no Lopes Iglesias.

 

“A comunidade ficou muito contente com as medidas, muitos pais procuraram a direção da escola para dizer que gostaram do resultado. De fato, traz mais segurança para nós, uma vez que a rua aqui é muito movimentada, principalmente nos horários de entrada e saída, quando tínhamos um tráfego muito intenso”, comentou o diretor da EMEB Alzira, André Araújo. “Inclusive, alguns alunos haviam proposto recentemente essa mudança através do Programa Vereador Estudante, então temos que parabenizar os órgãos responsáveis.”

 

‘LOMBOFAIXAS’

 

Desde o início de 2021, sempre com o apoio da Coden Ambiental, o Setor de Trânsito da Prefeitura já instalou diversas “lombofaixas” em pontos do sistema viário de Nova Odessa considerados de maior risco para pedestres, principalmente aqueles com mobilidade reduzida – como crianças, idosos e cadeirantes.

 

“As faixas elevadas são importantes porque, além de reforçarem a prioridade do pedestre, também trazem uma redução na velocidade dos veículos, trazendo mais segurança para todos”, explicou Goes.