Prefeitura promove neste sábado 1º mutirão do Programa ‘Nova Odessa Cidade Limpa’, no Centro

Prefeitura promove neste sábado 1º mutirão do Programa ‘Nova Odessa Cidade Limpa’, no Centro

Uma reunião nesta sexta-feira (17/01) definiu os detalhes do 1º mutirão de ações contra o descarte irregular de lixo e entulho do Programa “Nova Odessa Cidade Limpa” 2025. Por orientação do prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho), o primeiro “mutirão” de trabalho será realizado neste sábado (18/01) na região central da cidade, reunindo equipes de diversos setores e também voluntários.

 

“O nosso objetivo é, nesta época de calor e chuva, combater tanto o mosquito transmissor do vírus da dengue quanto os riscos de alagamentos, que o material inservível jogado em qualquer lugar representa para a comunidade”, justificou o prefeito. O lixo e o entulho descartados em locais inadequados são carregados pelas enxurradas e entopem as bocas de lobo, causando pontos de alagamento.

 

Segundo o secretário municipal de Governo, Odair Dias, serão mobilizadas nos “mutirões” as equipes de Serviços Urbanos (da Secretaria de Obras), Parque e Jardins (da pasta de Meio Ambiente), Zoonoses (da Saúde Municipal) e da Coden Ambiental – além da empresa contratada para o serviço de roçagem, limpeza e manutenção de calçadas e bocas de lobo com hidrojato.

 

Além do apoio à limpeza e remoção de materiais inservíveis em geral, os voluntários vão conversar com a população sobre os riscos da dengue, a importância de eliminar de dentro de casa todo e qualquer material que possa acumular água e de depositar lixo e entulho nos locais adequados.

 

Em Nova Odessa, a Coleta de Lixo acontece de três a seis vezes por semana em cada localidade. Para o descarte de materiais recicláveis, há dois LEVs (Locais de Entrega Voluntária), no Parque Ecológico Isidoro Bordon e no Bosque Manoel Jorge. E para o depósito gratuito e ambientalmente correto de pequenas quantidades de entulhos, restos de podas e moveis velhos, há dois EcoPontos (no Jardim Monte das Oliveiras e no Parque Triunfo).

 

ARRASTÃO NO SÃO MANOEL

 

Também neste sábado, seguindo o cronograma previamente definido, uma equipe do Setor de Zoonoses especializada no combate ao mosquito Aedes aegypti também vai promover um “arrastão” de remoção de criadouros e material inservível em geral em outro ponto da cidade considerado de risco para a dengue: o Jardim São Manoel.

 

“Além destes arrastões aos sábados, os agentes de Endemias da Prefeitura estão todos os dias nas ruas, de casa em casa, realizando a vistoria e o controle de criadouros de dentro das residências e recolhendo materiais que podem acumular água. Este trabalho não para em Nova Odessa”, acrescentou a diretora de Saúde do Município, Joseane Gomes.

 

Segundo a Vigilância Epidemiológica Municipal, Nova Odessa registra quatro casos positivos de dengue até o momento em 2025, de um total de 12 suspeitas. Em 2024, a cidade registrou 3.569 casos positivos de dengue, com 4 óbitos pela doença.

 

O vírus da dengue é transmitido de uma pessoa contaminada para outra exclusivamente através da picada o mosquito Aedes aegypti, e 80% a 90% dos criadouros do mosquito encontram-se dentro dos imóveis particulares, principalmente residências e estabelecimentos.