GCM da Prefeitura de Nova Odessa intensifica fiscalização para coibir derramamento de cargas em vias públicas

A GCM (Guarda Civil Municipal) da Prefeitura de Nova Odessa está reforçando a fiscalização de caminhões no trecho da Rodovia Rodolfo Kivtz que corta a histórica região rural da Fazenda Velha, e que dá acesso às cidades de Americana e Santa Bárbara d’Oeste. O objetivo, segundo a Secretaria Municipal de Segurança, é coibir o derramamento de cargas nas vias públicas da cidade.

As operações estão sendo realizadas, como de costume, em dias e horários alternados. Apenas na última terça feira (11/06), por exemplo, foram fiscalizados 15 caminhões. No entanto, como todos estavam com os compartimentos de cargas devidamente cobertos, nenhuma autuação foi emitida. O mesmo tipo de fiscalização pode ocorrer em outros pontos da malha viária da cidade.

“O derramamento de carga sobre a via pública caracteriza infração de trânsito gravíssima, prevista no artigo 231, II, ‘a’, do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). E isso independentemente de estar o veículo equipado ou não de forma a evitar que isso ocorra”, lembrou o comandante da corporação, o GCM Luciel de Oliveira.

O Código determina que é infração gravíssima, com penalidade multa e medida administrativa de retenção do veículo para regularização, o “derramando, lançando ou arrastando sobre a via: a) carga que esteja transportando; b) combustível ou lubrificante que esteja utilizando; c) qualquer objeto que possa acarretar risco de sinistro”.

Segundo o experiente profissional e instrutor, “o objetivo da ação de fiscalização é coibir e orientar os condutores desses veículos sobre os riscos de acidentes que o derramamento de pedriscos e pedras na via, podem ocasionar a outros condutores”.

“Isso (o derramamento de cargas em rodovias e avenidas de Nova Odessa) vem acontecendo com bastante frequência na cidade, e por isso nós da GCM necessitamos coibir e orientar os condutores a transitarem com segurança quando transportarem cargas, de preferência sempre utilizando lonas na cobertura da mesma”, acrescentou o coronel PM Carlos Fanti, secretário municipal de Segurança da cidade.

Os telefones da GCM (Guarda Civil Municipal) de Nova Odessa são o (19) 3466-1900 e o 153.