CREAS da Prefeitura de Nova Odessa promove encontro sobre ‘Agosto Lilás’ para conscientização e fortalecimento de mulheres
Na última terça-feira, dia 27 de agosto, o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) da Prefeitura de Nova Odessa realizou um encontro como parte da Campanha “Agosto Lilás”, que visa a conscientização sobre o combate às violências contra a mulher. O evento ocorreu na sede do órgão municipal, localizada na Rua Duque de Caxias, nº 442, no Centro. Diversos órgãos da Prefeitura atuaram na campanha deste ano, promovendo ações, palestras e encontros com mulheres.
Promovido anualmente pelo CREAS, o encontro do dia 27 reuniu sete mulheres assistidas pelo órgão. Segundo a equipe técnica, embora o foco principal do encontro seja a conscientização e não necessariamente a intervenção em casos de violência doméstica, o objetivo foi oferecer suporte e fortalecer as mulheres por meio de informações e atividades reflexivas.
De acordo com a coordenadora do CREAS, Solange Paulon, o evento teve início com um café da manhã acolhedor, seguido de uma dinâmica de integração que permitiu às participantes se conhecerem melhor.
“Em seguida, houve uma roda de conversa foi organizada, na qual frases relacionadas ao tema da violência contra a mulher foram sorteadas para discussão. As questões abordadas incluíram relacionamentos, violência doméstica, vida social das mulheres, e violência psicológica, entre outros temas relevantes”, explicou.
Durante a roda de conversa, assistentes sociais e psicólogos do CREAS conduziram reflexões sobre estratégias para lidar com a violência e a importância do empoderamento feminino. Foram discutidos pilares fundamentais da autoestima, como a autoconfiança, a autoeficácia e o autoconceito, além da autonomia pessoal.
O encontro foi concluído com uma oficina de plantio de suculentas, onde cada participante plantou sua própria planta em um pequeno vaso. Esta atividade simbólica representou o processo de fortalecimento e autocuidado que o CREAS busca promover entre as mulheres atendidas, reforçando a importância da construção do empoderamento e da autonomia.
“O evento foi um sucesso, alcançamos o nosso objetivo de promover reflexão, diálogo e o fortalecimento das relações entre as mulheres. Seguimos comprometidas em oferecer orientações, encaminhamentos e apoio às vítimas de violência, trabalhando ativamente para o fortalecimento de suas assistidas”, completou a coordenadora Solange.
A ASSISTÊNCIA SOCIAL DA PMNO
A Assistência Social de Nova Odessa se divide em três equipes de atendimentos: a Diretoria de Gestão Social, que administra todo o sistema (sejam os cadastros de bolsa família, de cestas básicas, fraldas geriátricas e demais auxílios), o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social, que atende pessoas que vivenciam situações de violações de direitos ou de violências físicas e psicológicas), e o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Jardim das Palmeiras.