Rede de Ensino da Prefeitura de Nova Odessa finaliza JEPP (Jovens Empreendedores: Primeiros Passos) 2024 com mostras nas escolas

Rede de Ensino da Prefeitura de Nova Odessa finaliza JEPP (Jovens Empreendedores: Primeiros Passos) 2024 com mostras nas escolas

A Prefeitura de Nova Odessa, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), promoveu em 2024, pelo quarto ano consecutivo, o Programa de Educação Empreendedora JEPP (Jovens Empreendedores: Primeiros Passos). Nesta semana, acontecem as mostras de encerramento, nas quais os alunos atendidos “vendem” os produtos manuais que desenvolveram ao longo do ano para pais e comunidades escolares.

 

A atividade acontece nas cinco unidades de período integral da Rede Municipal – as EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica) Professora Alzira Delegá, Professora Augustina Adamson Paiva, Professora Almerinda Delegá Delben, Paulo Azenha e Prefeito Simão Welsh.

 

Adotado em 2021, o Programa contempla as turmas de Ensino Fundamental 1 – do 1º ao 5º ano – das escolas de período integral mantidas pela Prefeitura. Aproximadamente 1.000 alunos da Rede Municipal são atendidos pelo projeto anualmente.

 

O projeto tem como objetivo disseminar a cultura empreendedora e orientar para o plano de negócios, de maneira a estimular os comportamentos empreendedores nas crianças, incentivando-as à prática do empreendedorismo e do protagonismo juvenil.

 

O objetivo foi o desenvolvimento de atividades práticas que resultassem na construção ou experiências de acordo com os temas abordados em cada série. Os alunos dos 1º anos trabalharam o tema “o mundo das ervas aromáticas”. No 2º ano, o tema foi “temperos naturais”. No 3º ano, “oficina de brinquedos ecológicos” foi o tema abordado. Já no 4º ano, foram as “locadoras de produtos”. E para finalizar, os 5º anos trabalharam o tema “sabores das cores”.

 

Diretora da EMEB Paulo Azenha, Renata Luz destacou que os produtos são totalmente manuais. “Estamos muito felizes, ressaltando a importância deste projeto nas escolas de período integral, para trabalhar o empreendedorismo com as crianças, sempre com o trabalho manual dos alunos. Quero agradecer a parceria entre Prefeitura e Sebrae e a participação de todos os amigos e familiares presentes”, afirmou.

 

Para Thaís Bonfim, professora da EMEB Paulo Azenha, o projeto tem “extrema importância, tanto para a sala de aula quanto para a vida”. “As crianças se envolveram em todas as etapas do projeto, se uniram, pensaram e estudaram os produtos, qualidade e atendimento que iriam oferecer. E hoje, no dia da feira, eles podem trabalhar com o troco, o lucro, sendo atividades que as crianças vão exercer em seu dia a dia futuramente”, explicou.

 

APROVADO

 

Para a mãe de aluno Cristiane Brazilino, a feira é importante porque as crianças “pensam a longo prazo, ensinando desde já situações da vida adulta”. “É muito interessante, pois ensina os alunos a comercializarem, receberem, voltarem o troco e ser receptivos com os clientes. No futuro, eles vão ter ‘cabeça de empreendedor’. Então é um projeto muito importante para os alunos e a sociedade em geral”, disse.

 

Aluna do 5º ano da EMEB Augustina, Heloísa Alves relatou que todo ano participa do projeto. “Foi muito bom, cada criança do 1º ao 5º ano fez o seu projeto e foi uma experiência muito legal. Já participei do projeto nos anos anteriores e a cada ano gosto mais”, disse. Já para Samuel Lima, também aluno do 5º ano, “o projeto é muito legal porque fazemos trabalhos criativos e inventamos novos produtos. Os alunos conseguem se divertir muito durante as aulas”.