Creche Municipal de Nova Odessa promove atividades do Mês da Consciência Negra com alunos de 8 meses a 4 anos

Creche Municipal de Nova Odessa promove atividades do Mês da Consciência Negra com alunos de 8 meses a 4 anos

Em todo o Brasil, o 20 de novembro é o Dia Nacional da Consciência Negra. Em Nova Odessa, o tema é trabalhado ao longo de todo o mês na Rede Municipal de Educação, visando promover o reconhecimento, a inclusão e a valorização da parcela majoritária da população brasileira de ascendência africana. Um dos projetos de destaque, em 2024, foi o da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Professora Penha Maria Pires de Andrade Miranda, no Jardim Santa Luiza, envolvendo crianças de 8 meses a 4 anos com o tema ao longo de todo o mês de novembro.

 

Comemorado em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra é um marco nacional na luta contra o racismo e a desigualdade racial. A data lembra a importância dos povos e da cultura africana na construção social e cultural brasileira, bem como a necessidade de abordar temas como o preconceito e a diversidade étnico-racial em diferentes esferas da sociedade – inclusive nas escolas.

 

Segundo a coordenadora pedagógica da creche municipal, Maria Aline de Camargo, o projeto promoveu atividades “que valorizam a história e cultura afro-brasileira, promovendo a igualdade racial, por uma educação antirracista em que as crianças aprendam desde cedo a respeitar e apreciar diferentes culturas e etnias”.

 

“Ampliamos o trabalho com essa temática durante o mês de novembro, com leituras de autores e personagens negros, brincadeiras e jogos afro-brasileiros – pensando também na representatividade. Houve contação de histórias, brincadeiras, músicas e danças africanas, além de rodas da conversa, histórias, experiências e dinâmicas sobre diversidades”, contou a pedagoga.

 

Para Maria Aline, “quando falamos sobre a importância da representatividade negra para as crianças, estamos falando não apenas sobre a construção de identidades saudáveis, mas também sobre o impacto positivo em toda a sua vida”.

 

“Apresentamos heróis e pessoas de sucesso que se assemelham a elas, encorajando-as assim a se aceitarem e a acreditarem em suas próprias capacidades. E abordar esse tema desde a primeira infância é fundamental para processo de construção da identidade”, completou a coordenadora na EMEB Penha Maria.

 

OUTRAS ÁREAS

 

Mas não é só na Rede Municipal de Educação e nos eventos da Cultura e Turismo que a Prefeitura de Nova Odessa atua para valorizar a cultura afro-brasileira e os cidadãos e artistas pretos da cidade.

 

Na atual gestão do prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho), o Município apoiou a realização da ExpoAfro (2022) e da AfroDessa (2023 e 2024), eventos de apoio e valorização de empreendedores pretos promovidos por Silvia Cristina da Cruz Aguiar, incluindo exposições temáticas, oficinas, mostra de arte do grafite urbano e música negra. Em 2022 e 2023, houve ainda duas edições do Concurso Beleza Negra de Nova Odessa, também promovidos por Silvia, com apoio da Prefeitura.

 

Grande defensor da inclusão total e completa do negro em todos os setores da sociedade e em condições de total igualdade, o prefeito Leitinho destacou que “é através de datas como o Dia da Consciência Negra que temos oportunidade para discutir a história do povo negro em nosso país e buscarmos novas alternativas para extinguir o preconceito – e lembrando sempre que racismo é crime”.