Rede Municipal de Educação de NO entra na ‘guerra’ contra o mosquito da dengue com mostras neste sábado
As creches, pré-escolas e escolas de Ensino Fundamental 1 da Rede Municipal de Educação mantida pela Prefeitura de Nova Odessa também estão entrando na “guerra” contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya. Neste sábado (23/03) de manhã, mais um “Dia D” regional contra o mosquito, oito unidades promovem manhãs de “portas abertas” e apresentação de projetos dos alunos para as famílias e comunidades atendidas.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, as mostras deste sábado vão mobilizar as EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica) Professora Alvina Maria Adamson (do Jardim São Jorge), Professora Salime Abdo (Jardim Alvorada), Professora Theresinha Antônia Malaguetta Merenda (Jardim Bela Vista), Dante Gazzetta (Centro), Professora Augustina Adamson Paiva (Jardim São Francisco), Professora Alzira Ferreira Delegá (Green Village), Professora Almerinda Delegá Delben (Parque Klavin) e Prefeito Simão Welsh (do Jardim Santa Rita 2).
A programação varia de escola para escola, acontece das 8h às 12h e inclui apresentações de peças teatrais temáticas sobre o combate ao mosquito da dengue, produzidas pelos próprios alunos, “flash mobs” (que são mobilizações rápidas com coreografias ou esquetes, de surpresa, em meio ao público), caminhadas ecológicas pelos bairros e oficinas sobre o Aedes e a dengue, entre outras iniciativas do corpo docente.
Na EMEB Almerinda, do Parque Klavin, por exemplo, será mostrado um vídeo informativo sobre o assunto, seguido por apresentações dos alunos do 1º e 2º ano, uma oficina de jornal e sala de jogos, um tour pela exposição e boliche educativo, finalizando com jogos com as famílias no pátio.
“Vamos envolver toda a comunidade escolar. Queremos propor, a partir dos conhecimentos sobre as formas de transmissão do vírus, atitudes adequadas para a prevenção da doença. Nosso objetivo é disseminar esse conhecimento sobre a dengue para toda a comunidade escolar, para que os alunos possam combater o mosquito tanto na escola quanto em casa”, explicou o secretário de Educação José Jorge Teixeira.
“Queremos conscientizar toda a comunidade escolar quanto à importância da participação de todos no combate à dengue. Precisamos entender que a ação mais simples de combate ao Aedes aegypti é evitar o nascimento do mosquito. E, que para isto, é necessário eliminar todo possível criadouro das casas e quintais. Precisamos juntar nossas forças para realizar essa ação consciente que só depende de todos nós”, acrescentou a diretora do Ensino Fundamental 1 da Rede Municipal, Denile Tupynambá Marin.
LIVROS
Nas últimas semanas, a Secretaria de Educação de Nova Odessa – que atende a 5.300 alunos de zero a 10 anos de idade, em 25 unidades – também adotou um material didático especial sobre a dengue, com informações para os alunos levarem para casa sobre como combater o mosquito transmissor da doença.
“São livros para os professores trabalharem no dia a dia com as crianças, interativos, com jogos e brincadeiras sobre o tema. Tudo isso faz parte do trabalho das escolas municipais na prevenção, na transmissão de conhecimentos adequados para cada idade, para os alunos levarem para casa e repassarem para suas famílias”, completou Denile.