Prefeitura de Nova Odessa aproveita ‘trégua’ nas chuvas e dá continuidade à limpeza das áreas mais prejudicadas
Aproveitando mais uma trégua parcial nas chuvas constantes que atingem a região, as equipes de campo da Prefeitura de Nova Odessa e da Coden Ambiental deram continuidade nesta terça-feira (04/02/2025) ao cronograma de limpeza e manutenção das áreas urbanas mais afetadas pelos alagamentos dos últimos dias. No momento, a cidade não tem nenhuma área alagada interditada pela Defesa Civil nem pelo Setor de Trânsito.
Segundo a Secretaria Municipal de Obras, equipes da Diretoria de Serviços Urbanos trabalharam nesta terça na limpeza do leito do Córrego Capuava e nas áreas verdes do Parque Linear do Conjunto 23 de Maio e Jardim São Manoel, em parceria com o “time” mobilizado pela Coden. Foi feita ainda a limpeza na Rua Maria Aparecida Guimarães, no Altos do Klavin.
Também foi realizada a manutenção vias rurais não-pavimentadas que dão acesso aos bairros de chácaras Vale dos Lírios e Recanto Solar, na região da Fazenda Velha. Na última segunda-feira cedo, um ônibus que fazia o transporte escolar de alunos da Rede Estadual encalhou em uma via de acesso secundária ao Vale dos Lírios, sendo liberado por equipes e máquinas da Prefeitura.
Também foi feita a limpeza do barro que ficou sobre o asfalto da Avenida Guadalajara, no Jardim São Jorge, afetada pela cheia do Ribeirão Quilombo. Essa limpeza prossegue nos próximos dias para outras ruas dos jardins São Jorge, Flórida e Fadel e da Vila Azenha, também afetadas pela cheia do rio.
Uma prioridade determinada no último sábado pelo prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho) após vistoriar pessoalmente muitos destes locais é a limpeza e desobstrução de bocas de lobo e galerias com hidrojateamento. Nesta terça, o trabalho aconteceu prioritariamente no entorno do Parque Linear do 23 de Maio e São Manoel, bem como na Avenida Olívio Belinate, também no São Manoel – e prossegue para outros pontos críticos nesta quarta-feira.
E também nesta quarta-feira, se o tempo permanecer minimamente “firme”, permitindo que o solo seque, as equipes da Prefeitura e Coden devem continuar o trabalho de limpeza, manutenção preventiva e desentupimento de galerias em áreas como a Rua Fioravante Martins, entre o Green Village e o São Manoel, a Avenida Ampelio Gazzetta, altura do Green Village, e os bairros de chácaras – incluindo mais uma “rodada” de manutenção nas vidas de acesso ao Recanto Solar, Parque dos Pinheiros e Campo Belo.
No caso do Recanto do Guarapari e do Campo Belo, que já receberam manutenção recentemente, a Prefeitura aguarda agora uma doação de material para dar continuidade a este trabalho de recomposição superficial das estradas.
BOCAS DE LOBO E GALERIAS ENTUPIDAS POR LIXO
Paralelamente, equipes de uma empresa contratada prosseguem também com o serviço de roçagem, limpeza e hidrojateamento de calçadas, guias, sarjetas, bocas de lobo e galerias de pontos que ficaram em situação crítica com as constantes chuvas dos últimos dias.
Trata-se da mesma empresa que promove o hidrojateamento das bocas de lobo e galerias “entupidas” por lixo e entulho descartados por populares em locais inadequados, o que por sua vez tem agravado os alagamentos de vários locais da cidade por águas pluviais (enxurradas).
Para combater essa situação, desde meados de janeiro a Prefeitura tem promovido ações da Campanha “Nova Odessa Cidade Limpa” 2025, de conscientização contra a prática de descarte de lixo, entulho e material inservível em geral em locais inadequados.