Em palestra sobre Justiça Restaurativa, juiz elogia trabalho do Judiciário e Prefeitura de Nova Odessa na área

Em palestra sobre Justiça Restaurativa, juiz elogia trabalho do Judiciário e Prefeitura de Nova Odessa na área

Convidado especial da juíza da Vara da Infância e Juventude da Comarca, Michelli Vieira do Lago Ruesta Changman, para o 1º Encontro Anual de Justiça Restaurativa de Nova Odessa, o juiz Marcelo Nalesso Salmaso elogiou o trabalho desenvolvido na cidade desde 2021 nesta área. Com destaque para a formalização das práticas de Cultura de Paz e Proteção à Primeira Infância como leis municipais de autoria do prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho).

 

O Encontro aconteceu na noite de quarta-feira (07/11/2024) no Teatro Municipal, e contou com a presença de servidores dos poderes Judiciário e Executivo, do prefeito e seu vice Alessandro Miranda (o Mineirinho), representantes da Sociedade Civil, advogados e educadores da Rede Pública da cidade.

 

Inaugurado em 1º de dezembro de 2023, o Núcleo de Justiça Restaurativa do Fórum é fruto de uma parceria da Justiça Estadual com o Poder Público Municipal, e fica no interior do Fórum da Comarca, na Avenida João Pessoa.

 

“Precisamos agradecer profundamente a Prefeitura por todo o apoio que tem dado desde o início desse movimento de implantação da Justiça Restaurativa na Comarca. Sem dúvida, o apoio do Executivo faz toda a diferença para que essa política possa ganhar força, irradiando seus princípios pela comunidade”, afirmou a magistrada na abertura da jornada.

 

“O trabalho que é feito aqui em Nova Odessa com a Justiça Restaurativa, pela Justiça Restaurativa, é muito significativo. É uma referência no Estado. Parabenizo mais uma vez a doutora Michelli, a Prefeitura e todas e todos que estão envolvidos neste movimento pela Justiça Restaurativa”, acrescentou o juiz e palestrante da noite, que falou aos cerca de 100 presentes sobre “Justiça Restaurativa e Educação: a construção de uma convivência justa e equânime”.

 

Segundo Salmaso, “a ‘JR’ é construída exatamente nessa essência comunitária”. “Tanto que todo esse movimento deu base a estas duas leis municipais, que solidificam a Justiça Restaurativa como uma política pública desta comunidade de Nova Odessa. Tenham certeza: isso é muito significativo. No Estado de São Paulo todo temos, talvez, uma dezena de municípios que têm leis dando suporte ao trabalho da Justiça Restaurativa”, completou o palestrante.

 

Salmaso refia-se às Leis Municipais nº 3.476/2021, que “Institui a Política Municipal Integrada pela Primeira Infância de Nova Odessa”, e nº 3.624/2023, que “Institui no âmbito do Município de Nova Odessa, a Política Pública de Justiça Restaurativa e Programa de Justiça Restaurativa” – ambas de autoria do prefeito Cláudio Schooder, elaboradas a partir do trabalho da equipe da juíza Michelli.

 

“Temos sempre que parabenizar a doutora Michelli e sua equipe por essa união entre poderes, que resultou no Núcleo da Justiça Restaurativa de Nova Odessa. Vejo aqui nesta noite muitos educadores e advogados, mostrando que, através da união, vamos ter uma justiça diferenciada em nossa cidade. Muito obrigado a todos, especialmente ao doutor Marcelo Salmaso por compartilhar suas experiências com a gente hoje”, agradeceu o prefeito Cláudio Schooder.