Programação de palestras do Outubro Rosa da PMNO começa nesta 3ª-feira; dia 26 tem Caminhada

Promovida em parceria pelo Fundo Social de Solidariedade e Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa, a Campanha “Outubro Rosa Novembro Azul” de 2024 tem início nesta semana. A programação traz diversas palestras e rodas de conversa com foco na prevenção ao câncer de mama, além de mutirões de mamografias em ao menos cinco datas diferentes. O ponto alto será a Caminhada Outubro Rosa/Novembro Azul, marcada para o dia 26 de outubro, um sábado de manhã.

As primeiras atividades do mês de promoção da Saúde da Mulher acontecem já nesta terça-feira, 15 de outubro.

Às 9h, tem palestra sobre a “Prevenção ao Câncer de Mama” destinada às idosas atendidas pelo Programa da Melhor Idade do Fundo Social da Prefeitura.

O encontro aberto ao público 60+ acontece no Espaço Melhor Idade, na Rua Heitor Penteado, nº 199, no Centro.

Também nesta terça-feira, às 13h, uma palestra abordando o mesmo tema será realizada no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), localizado na Rua Alexandre Bassora, nº 833, no Jardim Nossa Senhora de Fátima (junto à UBS 7), para as pacientes da Saúde Mental.

Já nesta quarta-feira, dia 16 de outubro, a programação segue com um “Café com Prosa” às 8h, no novo CRESAM (Centro de Referência de Saúde da Mulher), situado na Rua Florianópolis, nº 305, Jardim São Jorge, voltado para as mulheres atendidas pela unidade.

Também às 8h da quarta-feira, haverá uma palestra para as funcionárias da Coden Ambiental S/A, empresa municipal de saneamento, na Rua Eduardo Leekning, nº 550, no Jardim Bela Vista.

Encerrando a primeira semana da programação do Outubro Rosa da Prefeitura de Nova Odessa, no dia 17, quinta-feira, às 9h, o auditório do Paço Municipal receberá uma palestra aberta às servidoras municipais e à população feminina em geral. O Paço fica na Avenida João Pessoa, nº 777, no Centro.

MAMOGRAFIAS E CAMINHADA

A programação da semana seguinte vai ser divulgada em breve, e inclui os primeiros mutirões de mamografias e a grande Caminhada do Outubro Rosa e Novembro Azul 2024, no sábado, dia 26/10.

Neste ano, as camisetas personalizadas da ação de conscientização em prol da Saúde da Mulher e da Saúde do Homem serão por uma lata de leite em pó de 380g ou 400g, ou um pacote de fraldas descartáveis ou um pacote de fraldas geriátricas tamanhos G ou GG.

A troca dos “vales-camisetas” já começou e prossegue até o próximo dia 18/10, podendo ser feita diariamente, das 9h às 16h, no Fundo Social, na Rua Heitor Penteado (no antigo Clube Lítero).

Os vales serão então trocados pelas camisetas na manhã do dia do evento (26/10), a partir das 7h, no Paço Municipal.

No caso do “Outubro Rosa”, a iniciativa anual defende a conscientização para a importância do autocuidado feminino e da Saúde da Mulher, com foco no combate ao câncer de mama. Já no “Novembro Azul”, voltado à saúde masculina, o foco é a prevenção ao câncer de próstata.

Acompanhe a programação no site oficial www.novaodessa.sp.gov.br e nas redes sociais oficiais do Município, em www.facebook.com/PrefeituradeNovaOdessa e em www.instagram.com/prefeituradenovaodessa/