Beneficiários do Bolsa Família em Nova Odessa devem retirar cartão de monitoramento do 1º semestre

Os beneficiários do Programa Bolsa Família que ainda não retiraram o cartão semestral de monitoramento para fazer o acompanhamento da saúde devem procurar a Diretoria de Gestão Social e Cidadania da Prefeitura de Nova Odessa até o dia 20 de junho de 2024 para fazê-lo. Atualmente, a cidade tem cerca de 1.900 famílias atendidas pelo programa, que devem retirar o cartão.

Cada cartão traz o nome e demais informações de todos os membros da família. Nele, a equipe de Enfermagem das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) registra todas as informações exigidas pelo Governo Federal, incluindo peso, estatura, vacinação, se a mulher está gestante etc.

Com o cartão em mãos, as famílias devem procurar a UBS de referência para seu bairro duas vezes por ano para fazer esse acompanhamento, sem necessidade de agendamento prévio. O monitoramento ocorre a cada seis meses e faz parte das condicionalidades do Programa – caso não seja realizado, o benefício pode até ser bloqueado pelo Governo Federal.

“Uma informação importante: agora, a vacinação em dia é obrigatória. O membro da família que não tiver com a caderneta de vacinação em dia para sua cidade pode levar ao bloqueio do benefício”, explicou Cristina Bellinati Bizoto, coordenadora do CadÚnico (Cadastro Único Para Programas Sociais, federal) em Nova Odessa.

A retirada do cartão pode ser feita das 8h30 à 15h, diariamente. A equipe do CadÚnico em Nova Odessa ainda atende na Rua Francisco Bueno, nº 131, no Jardim Europa (atrás do Parque Ecológico Isidoro Bordon – Zoológico Municipal). Em breve, assim como o restante da equipe da Gestão Social, o CadÚnico também vai passar a atender na nova sede da Diretoria, na Rua Florianópolis, nº 305, no Jardim São Jorge, ao lado do novíssimo CRESAM (Centro de Saúde da Mulher). Mais informações pelo telefone e WhatsApp (19) 3476-1358.

“Trata-se do atendimento da condicionalidade da Saúde do Bolsa Família, que é esse monitoramento dos membros da família. Já a condicionalidade da Educação, que é a frequência escolar da criança ou adolescente, até o Ensino Médio, é informado diretamente pela Educação ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome”, completou a assessora do Social, Shirley Barbosa.

O programa social de transferência direta e indireta de renda é destinado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. Além de garantir uma renda básica a essas famílias, o programa busca simplificar a cesta de benefícios e estimular a emancipação dessas famílias para que alcancem autonomia e superem situações de vulnerabilidade social.