Prefeito busca em Piracicaba informações sobre retomada da obra da nova Delegacia de Nova Odessa

O prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho) reuniu-se na última segunda-feira (24/06) em Piracicaba com o delegado de Polícia Civil e diretor do Deinter-9 (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior), doutor Kléber Antonio Torquato Altale. O motivo principal da visita do prefeito foi obter informações sobre o andamento da obra da nova Delegacia do Município, na Avenida Carlos Botelho.

A obra teve início em junho de 2022, e foi viabilizada pelo prefeito Leitinho junto ao Governo do Estado, através do então secretário executivo da Polícia Civil do Estado. Trata-se de uma antiga reivindicação do ex-presidente do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança), o saudoso Eduardo Mota.

A nova Delegacia, com mais de 920 metros quadrados, contará com 22 salas, incluindo uma adaptada para atendimento a menores e entrada separada para detentos. O investimento divulgado é de R$ 2,58 milhões por parte do Governo de São Paulo. A previsão inicial divulgada era que a construção duraria até 22 meses – ou seja, até abril deste ano.

“Fui muito bem recebido por ele (doutor Kleber) e protocolei um ofício onde pedi para que sejam aceleradas as obras da Delegacia de Polícia de Nova Odessa, pois a população vem me cobrando bastante a entrega. Embora seja uma obra do Estado e não da Prefeitura, não posso deixar de ajudar o povo novaodessense”, escreveu Leitinho em suas redes sociais após o encontro.

Segundo o prefeito, o diretor do Deinter-9 “ainda vai agraciar Nova Odessa com mais um investigador de Polícia e um escrivão, ainda este ano, e para 2025, mais reforços na área da Segurança estarão presentes em Nova Odessa, inclusive viaturas. Quero agradecer a disponibilidade do Dr. Kleber em me atender e pelas benfeitorias oferecidas para Nova Odessa em prol da população”, finalizou o prefeito.

Apesar do prazo inicial previsto para a obra, a atual gestão municipal vem reforçando, quando questionada, que “vê a obra da nova Delegacia do Município como uma conquista para a cidade e um grande avanço na área de Segurança Pública, e segue aberta a novas parcerias com o Governo do Estado neste e em todas as demais áreas”.

Segundo informações do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), a obra teria sido paralisada em outubro do ano passado. Questionado por um jornal da região ainda na segunda-feira, o doutor Altale afirmou que “medidas estão sendo tomadas pelo Estado para a retomada da obra o mais rápido possível”.

Também procurada pelo periódico, a SSP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo) informou que “a empresa responsável pela construção pediu um aditivo do contrato, mas não informou detalhes. A pasta disse ainda que a proposta está sob análise. Caso seja aprovada a alteração pedida, o valor e o prazo para entrega serão revistos”.

Desde agosto de 2022, a título de parceria com o Estado na viabilização da obra da nova Delegacia, a Polícia Civil da cidade atende em um prédio locado e preparado pela Prefeitura. A Delegacia provisória fica na Rua Rio Branco, nº 54, no Centro, e atende 24h. O telefone da Delegacia vai continuar o mesmo: (19) 3466-1399.