Unidade de Saúde do São Manoel abre no dia 26/06 até as 20h para plantão noturno de multivacinação

A UBS (Unidade Básica de Saúde) 3, mantida pela Prefeitura de Nova Odessa e uma das principais da Rede Municipal de Saúde, estará aberta na próxima quarta-feira, dia 26/06, das 16h até as 20h, para um “mutirão” noturno de multivacinação de crianças e adolescentes, com todas as doses do Calendário Nacional de Vacinação à disposição das famílias – inclusive contra gripe, dengue (para adolescentes de 11 a 14 anos), Covid (grupos prioritários), poliomielite etc.

Um convite especial foi enviado pela equipe da Rede de Atenção Básica, inclusive, às escolas particulares da cidade, pedindo que as direções destas instituições informem e mobilizem os pais de seus alunos a aproveitarem o atendimento noturno e colocar em dia as cadernetas de seus filhos e adolescentes.

“O objetivo é facilitar o acesso dos pais que têm dificuldades de trazerem seus filhos no horário normal de funcionamento das UBSs. Esperamos conseguir assim uma boa adesão dos pais também para a vacinação contra a pólio (poliomielite, ou ‘paralisia infantil’), que irá até o final do mês de junho”, comentou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal, Paula Mestriner.

Um dos focos da iniciativa é exatamente ampliar a cobertura da imunização de crianças com idade de zero até menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) contra a poliomielite – a assustadora doença conhecida como pólio ou paralisia infantil.

A “meta” das equipes da Vigilância Epidemiológica e da Atenção Básica é vacinar contra a pólio todas as 3.136 crianças da cidade com idades até os 5 anos. “A vacina contra a poliomielite é segura e eficaz, protegendo não apenas a criança vacinada, mas também toda a comunidade, ao reduzir a circulação do vírus”, lembrou a enfermeira.

A UBS 3 fica na Rua Sigesmundo Andermann, nº 731, no Jardim São Manoel. Mais informações com a equipe da Unidade pelo telefone (19) 3466-1275. A vacina contra a pólio e todas as demais doses do Calendário Nacional também estão disponíveis durante a semana nas sete UBSs da cidade.

Dúvidas sobre a vacinação de crianças, adolescentes, adultos e idosos podem ser resolvidas através do portal Vacina 100 Dúvidas, do Governo do Estado. A plataforma esclarece questões como efeitos colaterais, eficácia das vacinas, doenças imunopreveníveis e quais os perigos ao não se imunizar.