Secretário de Agricultura de SP assina termo de cessão de área do IZ para ONG que oferece Equoterapia em Nova Odessa

Secretário de Agricultura de SP assina termo de cessão de área do IZ para ONG que oferece Equoterapia em Nova Odessa

O vice-prefeito Alessandro Miranda (o Mineirinho) participou na manhã de terça-feira (26/11/2004) da assinatura do Termo de Permissão de uso por prazo indeterminado de uma área do IZ (Instituto de Zootecnia) de Nova Odessa para a Aequotam (Associação de Assistência e Equoterapia). O termo foi assinado pelo secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Guilherme Piai. Estavam presentes autoridades, diretores do IZ e da ONG e o vereador Professor Antônio Teixeira, que mediou a parceria ao lado do prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho).

 

A cessão da área da Fazenda do Estado prevê o atendimento, pela ONG, de pessoas com deficiências e síndromes neurológicas, por meio da Equoterapia, um método terapêutico com abordagem interdisciplinar nas áreas de Saúde, Educação e Equitação que utiliza a interação de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais com cavalos.

 

Ela promove benefícios físicos, emocionais, sociais e cognitivos, melhorando o equilíbrio, a postura, a coordenação motora, a respiração e fortalece músculos e articulações. Também aumenta a autoconfiança, alivia o estresse, estimula a socialização e fortalece vínculos afetivos. Além disso, contribui para o desenvolvimento da memória, percepção e aprendizado escolar.

 

Para o secretário Guilherme Piai, “a saúde mental é um ponto que está totalmente em alta e precisa ter um olhar diferenciado, além de incentivar a cultura, turismo e lazer na cidade, através do centro e dos animais”.

 

“Muitas pessoas hoje sofrem com depressão, síndrome do pânico e outros transtornos e quando lidamos com animais, de coração puro, o modelo que estamos criando pode ser usado por outros municípios também. Nossa missão é ajudar as pessoas e fico muito feliz em saber que este espaço é motivo de orgulho para a cidade e a abertura para o público é importantíssima pois gera turismo, lazer, cultura e incentiva o comércio local. É um prazer estar aqui hoje para conhecer este projeto e a essência do IZ”, completou.

 

O vice-prefeito de Nova Odessa lembrou que o IZ “é um espaço que precisa ser valorizado, pois pesquisas realizadas no local são divulgadas mundialmente”. “Quero agradecer o secretário por ter vindo a Nova Odessa e ressaltar a importância deste projeto, pois temos uma parceria muito grande entre IZ e Prefeitura. Nossa Secretaria de Meio Ambiente está no IZ, num prédio que estava desativado anteriormente. E um sonho nosso é trazer uma faculdade para o IZ, criar um curso técnico de Agronomia ou até trazer um polo para nossa cidade”, disse Mineirinho.

 

“A Aequotam faz parte de um sonho nosso, de utilizar animais para terapias, para o cuidado com a saúde mental – e não utilizar só os equinos, mas também todos os animais ali presentes. Queremos tornar aqui uma ‘Unidade de Tratamento de Saúde Mental’. Este é um trabalho nobre e muito bonito, que a partir de agora terá Nova Odessa como referência na utilização de animais para o tratamento de saúde mental e outras terapias”, disse o diretor técnico do IZ, Enilson Geraldo Ribeiro.

 

Presidente da Aequotam, Daniela Bordignon declarou se sentir “realizada com a evolução do projeto”. “Agradeço a todos os envolvidos em nome da Aequotam e das 12 famílias que estão sendo atendidas por este serviço. Não foi fácil, mas conseguimos dar andamento neste projeto com 7 animais e estamos realizando os atendimentos aos finais de semana. A ideia é termos mais animais e uma nova estrutura e intensificar os atendimentos para os dias da semana também”, completou.

 

O vereador Professor Antônio se declarou “muito feliz em concluir esta parceria, pois se não houvesse vontade política, o projeto não iria para a frente”. “Nova Odessa é uma das poucas cidades que possuem 30 árvores para cada morador e com 60 mil habitantes, terá um cento de equoterapia. Vamos dar vida a um espaço que estava ocioso e com isso, poder atender mais famílias”, afirmou.