Prefeitura conclui mais uma etapa da reforma gradual do Hospital e Maternidade Municipal de Nova Odessa

Desde 2022, a gestão do prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho) promove a mais ampla reforma da história do HMNO (Hospital e Maternidade Municipal Dr Acílio Carreon Garcia), principal unidade de Saúde mantida pela Prefeitura de Nova Odessa. O investimento da Prefeitura nas reformas e recuperações do HMNO deve somar cerca de R$ 3 milhões ao final de todo o trabalho. As reformas são sempre realizadas por etapas, para não paralisar o atendimento prestado à população.

Recentemente, haviam sido concluídas duas etapas desse processo de reforma e modernização do complexo hospitalar. Foram elas a reforma da Ala de Emergência do Pronto-Socorro Adulto e a reforma do corredor principal, que liga as alas que ficam na “frente” do Hospital às alas que ficam na outra “perna” do “H” do complexo.

Nesta semana, terminou mais uma etapa, a da recuperação do piso, pintura e portas dos banheiros da Ala da Pediatria – que também dá acesso ao Centro Cirúrgico e à Maternidade. Prosseguem também as reformas do Refeitório e de todo o telhado do complexo hospitalar. Em breve, também devem receber melhorias as salas de descanso da equipe, lavanderia, etc.

Durante as reformas, o atendimento de crianças e adolescentes ainda continua em uma recepção específica atrás do Hospital Municipal. Os atendimentos pediátricos devem ser encaminhados para a Rua Waldemar Ignowski, atrás do complexo.

OUTRAS MELHORIAS

O prédio do HMNO tem cerca de 30 anos de uso, mas jamais havia passado por reformas estruturantes como estas. Etapas anteriores desse processo de modernização gradual iniciado em 2021 incluíram a reforma da Clínica Médica (a “Ala de Internação” do Hospital), a ampliação da Central de Ambulâncias 192 (incluindo a troca das cinco ambulâncias por veículos novinhos) e de todo o 1º piso do Ambulatório de Especialidades Médicas.

Mais recentemente, foi reformada a recepção e a fachada (com a construção da alça de acesso e área de transbordo de pacientes) do Hospital e feita a instalação de uma “fazenda” de geração de energia fotovoltaica (solar) no telhado do complexo.

Em março deste ano, foi concluída a troca e modernização de toda a rede elétrica do complexo. Assim, a rede elétrica finalmente tem capacidade para atender à nova UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e também permitir a ligação dos cerca de 30 aparelhos de ar-condicionado ao mesmo tempo – o que não era possível até então.

Todo o telhado do Hospital, com cerca de 2 mil metros quadrados e mais de 30 anos, está sendo gradativamente trocado, o que deve resolver se vez os históricos problemas de goteiras no interior de praticamente todo o complexo.

Por fim, há a obra da nova UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Municipal, em fase final de montagem e instalação dos equipamentos, móveis hospitalares e planejados, bem como dos diversos sistemas essenciais ao seu pleno funcionamento – incluindo as redes de climatização, de exaustão, de gases hospitalares e de TI (Informática), entre outros.