Novo CRESAM – Centro de Saúde da Mulher da Prefeitura de Nova Odessa inicia grupo para mulheres na menopausa

A partir do próximo dia 1º de julho, o novíssimo CRESAM (Centro de Referência de Saúde da Mulher) da Prefeitura de Nova Odessa dá início ao Grupo Reviver – Mulheres na Menopausa, um inédito programa municipal dedicado a apoiar mulheres durante a transição para a menopausa.

Com o lema “A Menopausa chegou... E agora?”, o grupo vai oferecer um ambiente acolhedor e informativo, com profissionais especializados, para ajudar as mulheres a discutir e enfrentar as mudanças físicas e emocionais desse período.

Os encontros do Grupo Reviver vão acontecer sempre às segundas-feiras, à 12h30, no próprio CRESAM, localizado na Rua Florianópolis, nº 305, no Jardim São Jorge, em Nova Odessa. O grupo contará com 20 vagas e será conduzido pela médica Gizeli Warner Sgrott.

“O encontro inaugural será uma oportunidade para as participantes conhecerem a equipe, entenderem o funcionamento do grupo e começarem a se beneficiar dos diversos tratamentos e orientações oferecidos”, explicou a coordenadora do CRESAM, Cristiane Mareschi.

Para ela, o trabalho da equipe será fundamental para auxiliar as cidadãs atendidas a “aprenderem mais sobre esse turbilhão de modificações que a mulher passa durante a menopausa é levar a vida de um jeito mais leve, se cuidando e entendendo que os impactos psicológicos e fisiológicos que irão passar”.

Os encontros do Grupo Reviver serão conduzidos por uma equipe multiprofissional altamente qualificada, preparada para oferecer um acompanhamento integral às participantes. Nestes encontros, as inscritas terão acesso a uma equipe médica especializada em Ginecologia, que será responsável por avaliar as mudanças no corpo da mulher e fornecer informações detalhadas sobre reposição hormonal e outras questões de saúde ginecológica.

Já a equipe de Nutrição vai fornecer orientação sobre alimentação adequada durante a menopausa, ajudando a promover uma melhor qualidade de vida. Haverá dentistas especializadas em Auriculoterapia, que aplicarão técnicas para reduzir a ansiedade, melhorar sintomas de insônia e promover o bem-estar geral. E a equipe de Psicologia vai conduzir sessões de terapia em grupo, proporcionando um espaço para partilha de experiências e apoio emocional mútuo.

COMO PARTICIPAR

Para mais informações e inscrições, as interessadas poderão entrar em contato pessoalmente com a equipe na sede do novo CRESAM, localizada na Rua Florianópolis, nº 305, no Jardim São Jorge, em Nova Odessa. Mas atenção: estão disponíveis apenas 20 vagas.

Concluído, equipado e inaugurado em abril de 2024 pela atual gestão municipal, o Centro de Saúde da Mulher da Rede Municipal oferece atendimentos nas áreas de Ginecologia e Mastologia que antes eram feitas no Ambulatório de Especialidades, biópsias, exames de colposcopia e avaliações pré-cirúrgicas na área de GO (Ginecologia-Obstetrícia). Nestes casos, o atendimento se dá através de encaminhamentos dos médicos das UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

A nova unidade oferece ainda grupos de apoio para gestantes e para tratamento de dores crônicas em ombro e coluna, além dos grupos para mulheres que estão na menopausa, climatério e para tratamento contraceptivo. Para participar destes grupos, basta à mulher comparecer no CRESAM.