Em menos de 1 ano desde inauguração, novo Centro de Infectologia da Saúde de Nova Odessa já é premiado

A gestão do prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho) acaba de ganhar mais um importante reconhecimento, desta vez, na área de Saúde. Inaugurado em 1º de dezembro de 2023, o novo CRI (Centro de Referência em Infectologia) levou a medalha de bronze no Prêmio “Qualificação de Boas Práticas em HIV/Aids”.

A premiação ocorreu durante o Fórum Estadual de Dirigentes de DST/Aids, em São Paulo. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde e do CRI foi representada pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Nova Odessa, Paula Mestriner. O evento é promovido pelo CRT-SP (Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS São Paulo).

“Em menos de um ano, receberemos o primeiro prêmio do nosso ambulatório de DST/Aids de Nova Odessa, que é o Centro de Referência em Infectologia. Esse prêmio é fruto do trabalho persistente da Vigilância Epidemiológica juntamente com a Assistência Farmacêutica da Saúde Municipal de Nova Odessa, desde antes da criação do CRI. É um orgulho para a nossa Rede Municipal”, declarou a enfermeira.

Segundo ela, CRT-SP é a coordenação estadual do programa de enfrentamento às ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), inclusive Aids. “E com a criação do CRI em Nova Odessa, e a grande evolução na qualidade dos atendimentos realizados por esta equipe, o município agora se faz presente no mapa e nas discussões sobre o HIV/Aids no Estado de São Paulo”, acrescentou Paula Mestriner.

“É um orgulho para nossa gestão, por termos implantado o CRI, e para toda a equipe da nossa Secretaria de Saúde receber esse reconhecimento de que estamos no caminho certo, promovendo prevenção e cuidados com os pacientes, trazendo dignidade e qualidade de vidas para eles. Só posso agradecer aos profissionais da Saúde envolvidos, em nome da nossa população”, elogiou o prefeito Leitinho.

O CENTRO

A nova unidade centraliza praticamente todos os atendimentos e acompanhamentos dos pacientes com doenças infectocontagiosas. O Centro de Referência em Infectologia oferece consultas com médicos infectologistas e com a Enfermagem, testes rápidos, atendimento farmacêutico especializado, dispensa de medicamentos gratuitos para estas doenças e tratamento em geral. O CRI fica na Rua 1º de Janeiro, nº 280, no Centro da cidade. O atendimento vai das 7h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Além do novo CRI, todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade oferecem durante o mês a testagem rápida de HIV, sífilis, e hepatites B e C, bem como o acompanhamento e tratamento gratuitos. A intenção é conscientizar as pessoas a fazerem os testes, conhecerem sua condição sorológica e, em caso positivo, procurar o tratamento gratuito.