Obras de esgotamento sanitário no Bosque dos Eucaliptos alcançam 70% em Nova Odessa

Em visita realizada na terça-feira (18/06) às obras para esgotamento sanitário no Bosque dos Eucaliptos, a equipe técnica da Coden Ambiental, empresa municipal responsável pelo Saneamento Básico de Nova Odessa, informou que os serviços já avançaram 70%. A obra inclui a instalação de 1.046 metros de rede coletora e a construção de uma Estação Elevatória, e atende uma reivindicação antiga de aproximadamente 300 moradores das chácaras que formam o bairro e que, até agora, vêm dependendo do uso de fossas sépticas.

Os serviços estão sendo executados pela Midas Incorporadora e Administradora Ltda, do empresário José Messias Sposito Junior, como contrapartida a novos empreendimentos habitacionais na cidade.

A primeira fase da obra já foi finalizada e incluiu a instalação de uma rede de recalque em tubos PEAD de 160mm, com 1.046 metros de extensão, que se liga a um poço de visita já existente na Avenida Brasil, de onde os efluentes a serem coletados seguirão de forma gravitacional até a destinação final, na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Quilombo.

ELEVATÓRIA

A segunda fase da obra abrange a edificação de uma Estação Elevatória nas proximidades do cruzamento das ruas Francisco da Costa Coelho e Jesus Roza de Oliveira, com capacidade de coleta de até 46,8 metros cúbicos de resíduos sólidos por hora, além da instalação dos equipamentos.

Até agora, já foram feitos o poço de visita de chegada dos resíduos, o canal de entrada e o poço de sucção, que serve para armazenar o esgoto coletado. Em breve, será construída a casa de bombas, onde serão instalados os painéis e motores que impulsionarão os efluentes para a tubulação de recalque, já concluída.

De acordo com o diretor técnico Rean Gustavo Sobrinho, a rede de esgoto foi instalada pela Coden nas vias do bairro em 2018, mas a coleta acabou não sendo realizada porque a topografia acidentada do local impede que os efluentes sejam transportados por gravidade diretamente à ETE Quilombo, o que só pode acontecer por meio de bombeamento em Estação Elevatória.

“Assim que as obras forem concluídas, a Coden providenciará a conexão da Estação Elevatória à rede coletora de esgoto instalada anteriormente no bairro e os moradores das chácaras poderão realizar a interligação de seus imóveis”, afirmou o diretor.

O SISTEMA

Atualmente, o sistema de esgotamento sanitário de Nova Odessa conta com a Estação Elevatória do Parque dos Pinheiros e a Estação Elevatória do Jardim Nossa Senhora de Fátima. A Estação Elevatória do Parque dos Pinheiros tem capacidade de coleta de até 50 metros cúbicos de resíduos sólidos por hora. Através do coletor tronco do Córrego Recanto, ela bombeia até a ETE o esgoto de sete bairros de chácaras localizados na região Oeste da cidade, também conhecida como Fazenda Velha.

Já a Estação Elevatória do Jardim Nossa Senhora de Fátima é responsável pela transposição do esgoto dos bairros Terra Nova, Santa Luiza 1 e 2, Jardim Nossa Senhora de Fátima e Triunfo, situados à direita do Ribeirão Quilombo, até o interceptor que corre ao longo da margem esquerda deste curso de água. Seu conjunto motobomba tem capacidade para bombear até 130 metros cúbicos de resíduos sólidos por hora, que depois da travessia seguem para a ETE Quilombo.

Os 80% restantes do esgoto do município “escoam” até a ETE Quilombo apenas pela ação da gravidade, já que a estação fica num ponto mais baixo em relação às demais regiões atendidas.

Graças à ETE Quilombo, inaugurada em 2012, no final da gestão do então prefeito Manoel Samartin, e ampliada posteriormente, a cidade deixou de lançar esgoto doméstico e industrial sem o tratamento adequado no Ribeirão Quilombo, devolvendo a esse corpo hídrico em média 90 litros de efluentes desinfectados por segundo, ou seja, água praticamente limpa. Atualmente, a rede de esgoto de Nova Odessa tem mais de 279 Km de extensão, sendo que 96% da população conta com a coleta de esgoto e 100% do mesmo é tratado.