Confira as mais recentes ações de zeladoria realizadas pelas equipes da Prefeitura de Nova Odessa

As equipes de campo das secretarias de Obras, Projetos e Planejamento Urbano e de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Nova Odessa mantém o cronograma constante de ações e serviços de zeladorias e revitalização em toda a cidade, incluindo a limpeza de áreas verdes e vias públicas e a manutenção urbana em geral.

O objetivo das duas pastas – assim como das equipes da Coden Ambiental – é deixar Nova Odessa sempre mais limpa, segura e confortável para os munícipes aproveitarem e não terem problemas ao se locomover pela cidade, bem como para todos aproveitarem as praças, playgrounds, quadras de areia e campos municipais de futebol para o lazer e a prática de esportes.

O Setor de Parques e Jardins da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura, por exemplo, promoveu recentemente a poda de galhos secos e a retirada de galhos que já tinham caído em vias públicas e áreas verdes Jardim Alvorada, e também no parque da Praça do Jardim Santa Rita. Também foi feita a trituração de todos esses galhos podados. Além disso as equipas ainda realizaram a roçagem, podas e jardinagem do canteiro central da Avenida Ampelio Gazzetta.

Já as equipes da Diretoria de Serviços Urbanos da Secretaria de Obras construíram uma rampa de acessibilidade em frente ao Refeitório Municipal, no cruzamento da Avenida João Pessoa e Rua Riachuelo. A Diretoria também foi responsável pela limpeza e roçagem dos canteiros e calçadas da Avenida Brasil e da Praça do Jardim Marajoara.

Os serviços de zeladoria consistem geralmente na poda da grama alta, na retirada de galhos, folhas e entulho, roçagem do solo, poda de árvores e também, se preciso, reforma em algumas estruturas ou no asfalto da cidade.

FORÇA-TAREFA NAS CALÇADAS

Recentemente, a Prefeitura contratou ainda uma empresa especializada na limpeza de calçadas, guias e sarjetas, que trabalha em paralelo às equipes de Serviços Urbanos, com excelentes resultados.

O novo contrato prevê também, além da limpeza e roçagem das calçadas, a varrição prévia, a pintura de guias (realizada por máquina específica para esta finalidade) e o hidrojateamento, ou seja, a limpeza dos passeios e “sarjetas” (guias) com água de reuso sob alta pressão, através de um caminhão devidamente equipado, garantindo a limpeza total de cada localidade atendida.

É utilizado um caminhão com equipamento de sucção, para agilizar a limpeza inicial, antes da lavação e da pintura. O novo contrato é fruto de licitação e tem validade inicial de 12 meses.

TAPA-BURACO

Entram na conta também as ações de revitalização da sinalização de trânsito, promovidas pelo Setor de Trânsito do Município, e a Operação “Tapa-Buraco” diária, realizado pela Coden Ambiental, além de algumas ações da Secretaria Municipal de Educação no plantio de novas mudas de árvores, através do Programa “Escola da Vida”.