Prefeitura de Nova Odessa mantém mutirões diários do ‘Cidade Limpa’, de limpeza e recolhimento de ‘criadouros’
Por
Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP
A Prefeitura de Nova Odessa mantém nesta semana os “mutirões” da Campanha “Nova Odessa Cidade Limpa” 2025. O objetivo é recolher lixo, entulho, restos de podas e móveis e materiais inservíveis em geral depositados irregularmente por populares em locais inadequados, como ruas, calçadas, terrenos baldios e áreas verdes.
Trata-se mais uma ação do Município na “guerra” contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, e em prol da limpeza urbana em geral da cidade neste período de férias, chuvas e calor. Por determinação do prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho), o trabalho intensivo de limpeza, roçagem e zeladoria por bairro começou no último sábado, pelos jardins São Jorge, São Manoel e das Palmeiras.
Nesta terça-feira, as várias equipes da Prefeitura mobilizadas para a força-tarefa recolheram 4 caminhões de lixo e entulho das ruas, calçadas e áreas públicas da Vila Azenha e do Jardim Fadel. Já a equipe terceirizada do serviço de roçagem de calçadas e guias e limpeza de bocas de lobo com hidrojateamento recolheu outros 7 caminhões de inservíveis.
A equipe do Setor de Zoonoses, que realiza o trabalho diário de combate ao mosquito da dengue, removeu na segunda e terça-feira outros 3 caminhões de materiais inservíveis de dentro de imóveis particulares e jogados em áreas verdes e calçadas – elevando o total para 14 “cargas” de lixo e entulho recolhidos no início da semana. Os agentes percorrem o Jardim São Manoel, Vila Azenha e Jardim Fadel nestes dois dias.
Nesta quarta-feira, o trabalho antidengue acontece no Parque Klavin. Seguem mobilizadas para a iniciativa as equipes do Setor de Zoonoses (da Saúde Municipal), Serviços Urbanos (da Secretaria de Obras), Parque e Jardins (do Meio Ambiente) e Coden Ambiental, além da empresa contratada para o serviço de roçagem, limpeza e manutenção de calçadas e bocas de lobo com hidrojato.
“Pedimos novamente para todos que, quando precisar descartar algum entulho, móvel ou material reciclável, que leve nos EcoPontos e LEVs (Locais de Entrega Voluntárias de Recicláveis). O que estamos vendo são pessoas que descartam nas calçadas, em áreas verdes e terrenos baldios, deixando a cidade suja, feia e servindo de criadouros para o mosquito da dengue. Então peço a colaboração de todos. Queremos deixar nossa cidade limpa, porque nossa população merece”, apontou o prefeito Leitinho no sábado.
Os objetivos da campanha é recolher lixo, entulho e materiais inservíveis em geral, depositados em locais irregulares por populares, que possam acumular água parada – em reforço ao trabalho cotidiano realizado durante a semana pelas equipes. Os “mutirões” servem também para que os agentes conversem e orientem a população sobre os problemas urbanísticos que esta prática ilegal trás para as comunidades, principalmente quanto aos riscos da dengue.