Na região, Consimares investe na reciclagem de resíduos para preservar o meio ambiente

Consórcio trabalha firme para ampliar coleta seletiva na região, tratar e reciclar entulhos da construção civil, reaproveitar resíduos orgânicos e gerar energia limpa por meio do “lixo” não-reciclável

No último Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), o Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas), do qual Nova Odessa é cidade-sede, destacou as ações em realização para a destinação correta e reaproveitamento de resíduos com o objetivo de ampliar a coleta seletiva, gerar trabalho e renda para catadores, ensinar a comunidade a reaproveitar resíduos de frutas, verduras e legumes, por meio da compostagem, tratar e reciclar entulhos da construção civil.

Além disso, avança no projeto de implantação da Central de Tratamento de Resíduos, que transformará “lixo” não-reciclável em energia elétrica, pioneiro no Brasil. São ações do Programa Recicla Junto, lançado há um ano, que envolve os sete municípios do Consórcio (Nova Odessa, Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré), com população estimada em 1 milhão de habitantes, que produzem cerca de 700 toneladas de resíduos por mês.

Para ampliar a coleta seletiva de resíduos, o Consimares trabalha em parceria com o setor privado na formação de uma rede de cooperativas. Em breve, Capivari, Elias Fausto, Monte e Mor e Sumaré, cidades do território do Consórcio que ainda não possuem coleta seletiva, passarão a contar com o serviço com o apoio de cooperativas. Nova Odessa e Hortolândia vão aperfeiçoar os serviços já existentes e Santa Bárbara d’Oeste servirá de modelo para os municípios na estratégia de gestão de cooperativas.

USINA DE ENTULHO

Outro avanço é a implantação da Usina Móvel de Tratamento e Reaproveitamento de RCC (Resíduos de Construção Civil) em fase de teste em Hortolândia, primeira cidade do Consórcio a utilizar a estrutura volante, uma conquista do Consimares junto ao Governo Estadual. A estrutura da Usina Móvel de RCC é composta por um caminhão conjugado a um equipamento móvel, que tritura restos da construção civil a exemplo de tijolos, concreto, telhas, azulejo, blocos cerâmicos, dentre outros.

A usina tem capacidade para moer 100 toneladas de entulhos por dia. Após o processo de reciclagem, esses materiais são transformados em pedriscos e podem ser reutilizados na manutenção e recuperação de estradas rurais, na fabricação de passeios de praças, prédios públicos e pátios de escolas.

Estudantes da Escola Municipal Aparecida do Carmo Maschietto, em Elias Fausto, estão aprendendo a transformar resíduos de frutas, verduras e legumes (sem condições de consumo) em composto orgânico, após o processo de compostagem. O trabalho de educação ambiental é realizado com apoio da Prefeitura, alunos, professores e da empresa Corpus de Saneamento e Obras. Cerca de 250 alunos participam do projeto. A primeira experiência de compostagem foi realizada em Nova Odessa, ano passado.

USINA EM NOVA ODESSA

O Consimares também avança no projeto de implantação de uma Central de Tratamento em Nova Odessa, que vai transformar resíduos não-recicláveis em energia elétrica. Com a obra de saneamento, pioneira na América Latina, serão gerados 160 mil MWh/ano de energia elétrica, o suficiente para abastecer quase metade da população da região.

Entre os benefícios ambientais, a região deixará de produzir pelo menos 478 mil toneladas/ano de gás carbônico (CO2) equivalente geradas pelo volume de lixo que, atualmente, chega aos aterros sanitários da região, além de evitar a contaminação do solo e de mananciais.

A Central de Tratamento de Resíduos Consimares em Nova Odessa já possui licença prévia da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). No ano passado, o projeto recebeu o certificado de economia circular e empreendimento de baixo carbono concedido pela LCBA (Low Carbon Business Action) da União Europeia.

“Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, queremos destacar os esforços dos municípios do Consimares para alcançarmos a excelência na gestão de resíduos e, assim, preservar a vida. Graças a união do poder público (municipal, estadual e federal) e da iniciativa privada demos passos importantes no último ano. Nossos projetos avançam de forma inteligente e sustentável, com valorização dos profissionais da reciclagem, que estão no centro das nossas prioridades”, afirmou o presidente do Consimares, Maurício Baroni, prefeito de Elias Fausto.

De acordo com o superintendente do Consimares, Mimo Ravagnani, todas as ações do Programa Recicla Junto seguem as recomendações do PIGIRS (Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos), elaborado em 2021, em conformidade com as diretrizes do Planares (Plano Nacional de Resíduos Sólidos). Para realizar os projetos, o Consimares conta com o apoio dos municípios, da iniciativa privada, governos estadual e federal.