Meio Ambiente da Prefeitura de Nova Odessa promove aula com alunos do Jd. dos Lagos e plantios de mudas

No último dia 19/06, o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Nova Odessa, Matheus Grolla Martins, realizou uma aula especial de Educação Ambiental junto aos aluninhos do 2º e 3º anos da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Vereador Avelino Xavier Alves, o “Poneis”, no Jardim dos Lagos. O tema foi a recuperação do solo utilizando o reaproveitamento de resíduos orgânicos como adubo.

“Fizemos uma explicação sobre o aproveitamento dos resíduos orgânicos para fertilização do solo da escola, que está bem degradado. Após a explicação, fizemos a adubação das plantas existentes na própria escola através da compostagem laminar. As crianças amaram”, afirmou o secretário.

Segundo ele, a ideia da iniciativa foi demonstrar que é possível promover a recuperação de solos degradados com o reaproveitamento dos resíduos orgânicos das cozinhas das próprias unidades escolares. “Foi uma verdadeira aula sobre saúde do solo e das plantas, além da prática com os alunos, que sempre ajuda que eles se envolvam ainda mais com a preservação ambiental”, finalizou Grolla.

PLANTIO NA PISTA DE SKATE

No último domingo, dia 23/06, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente promoveu também um plantio de 35 mudas de árvores de espécies nativas brasileiras na área do entorno da Pista Municipal de Skate e do novo playground da Avenida João Pessoa, em frente à Prefeitura.

+ PLANTIO NESTE SÁBADO

E neste sábado, dia 29/06, a partir das 9h, a Secretaria promove mais um mutirão de plantio de mudas de árvores nativas, desta vez envolvendo a comunidade do Residencial Fibra (Jardim Terra Nova), na Praça da Vida, visando a arborização e conscientização ambiental da população local. Toda a comunidade é convidada a participar de mais essa ação ambiental promovida pela Prefeitura de Nova Odessa.

Graças a ações como estas, prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho) e a equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente receberam em 15/02/2024 o certificado de qualificação de Nova Odessa no Programa Estratégico Município VerdeAzul. A cidade aparece na 21ª colocação do Grupo 3 (formado pelos municípios paulistas com população entre 50 mil e 100 mil habitantes) do mais recente Ranking Ambiental dos Municípios Paulistas – Ciclo 2022/2023.