Mais de 400 alunos da Rede Municipal de Ensino visitam o ‘IZ de Portas Abertas’ em Nova Odessa
O Instituto de Zootecnia de Nova Odessa recebeu mais de 400 alunos da Rede Municipal de Ensino e colégios particulares de Nova Odessa na última sexta-feira (18/10), durante o primeiro dia do “IZ de Portas Abertas”, evento de divulgação científica da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e da APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios).
O prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho), acompanhou a visita dos alunos da Rede Municipal durante o evento em comemoração da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A ação teve o objetivo aproximar a população dos pesquisadores e fazer com que ela conheça um pouco mais sobre as pesquisas realizadas no Instituto.
De acordo com Enilson Ribeiro, diretor geral do IZ, a mostra visa “fazer com que as crianças conheçam um pouco mais sobre Ciência e Tecnologia”. “Estamos recebemos alunos de escolas municipais e particulares entre 9 e 11 anos para uma Feira de Ciências, que tem como objetivo mostrar as crianças as principais tecnologias que o IZ desenvolve, além dos resultados e perspectivas de outras pesquisas e tudo o que o Instituto faz”, relatou.
Para ele, “é importante que a população de Nova Odessa e região saiba todo o potencial dos trabalhos realizados pelo IZ”. “Sentimos a necessidade de a população conhecer tudo o que acontece por aqui, pois temos diversas unidades pelo Estado e a sede está localizada em Nova Odessa”, afirmou.
Divididos por escolas, os alunos visitaram diversas “estações”. Eles visitaram a Feira Científica, com a exposição de várias pesquisas realizadas no IZ, e aprenderam como o animal transforma a alimentação recebida em produtos alimentícios, como os leites de vaca, búfala, ovelha e as carnes de boi, búfalo, carneiro, porco e frango.
As crianças puderam aprender também sobre genética, análises de alimentos, nutrição, sanidade, equipamentos de laboratórios e conheceram o sistema Aquapec, que integra piscicultura a agropecuária e uma maquete ilustrando a Estação de Tratamento com produção de biogás e recuperação da água a partir de dejetos de suínos.
Para a coordenadora Andreia Pivetta, o evento tem extrema importância para a comunidade. “Os alunos viram como o trabalho dos núcleos de pesquisa do IZ chegam à mesa da casa de cada criança, maquetes demonstrando as pesquisas e tecnologias desenvolvidas, além dos passeios de trenzinho pelos campos, a mini fazendinha e uma peça teatral muito divertida, que mostra como é a vida no campo e suas particularidades”, contou.
Os estudantes também tiveram a oportunidade de passear de trenzinho pela Fazenda do Estado e conheceram dois importantes setores de produção animal: o de avicultura e o de ovinocultura, onde vivenciaram e aprenderam sobre a criação de ovelhas e se encantaram acariciando os animais. Já no setor de avicultura, conheceram viveiros que promovem o bem-estar das aves e aprenderam sobre o desenvolvimento do pintinho dentro do ovo.
Para terminar a visita monitorada, as crianças assistiram à peça teatral “Se Liga no Campo: das Culturas do Campo para as Culturas do Palco”, mostrando e ensinando sobre a vida no campo e sua importância para produção de alimentos para população.
Já no sábado, segundo dia do “IZ de Portas Abertas” 2024, a Fazenda do Estado estava aberta ao público em geral, e contou com toda a programação de mostra de pesquisas, além de foodtrucks, feira de artesanato, mini-fazendinha, show ao vivo, brinquedos para as crianças e um passeio de trenzinho pela rua principal do IZ.