Funcionários da Coden de Nova Odessa participam de workshop sobre eficiência energética
Em busca de uma redução nos custos de energia elétrica, a Coden Ambiental, empresa municipal responsável pelos serviços de Saneamento Básico em Nova Odessa, marcou presença no workshop “Eficiência Energética para os Serviços de Água e Esgoto”, realizado na terça-feira (12/11) pela Elo Energia, em Araraquara/SP.
Fizeram parte da equipe da Coden o diretor financeiro Brauner Feliciano, o diretor técnico Rean Gustavo Sobrinho, o gestor de Compras e Suprimentos, Reinaldo Formaggio, e a assessora do departamento Jurídico, Leticia de Lima.
“Os custos com energia elétrica representam a segunda maior despesa da empresa e, por isso, é importante não só reduzir despesas, mas também promover eficiência”, afirmou o diretor financeiro.
MERCADO DE LIVRE ENERGIA
Brauner também anunciou um importante passo da Coden nesta direção, que é a entrada no mercado de livre energia a partir de dezembro de 2024. De acordo com ele, estão sendo investidos R$ 3,3 milhões para a aquisição de 14,8 mil megawatts diretamente de uma empresa comercializadora de energia vencedora de processo licitatório, a Boven, e a expectativa é uma redução de custos superior a 30% nos próximos dois anos.
“A grande vantagem é que essa energia será consumida até dezembro de 2026 sem sofrer variação de preços ou aumento de encargos do governo”, explicou o diretor financeiro.
Todas as unidades da Coden que operam em média tensão serão beneficiadas com a iniciativa, incluindo as ETAs (Estações de Tratamento de Água) 1 e 2, a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Quilombo, as ECAs (Estações de Captação de Água) 1 (Recanto) e 2 (São Jorge) e a casa de bombas do conjunto de reservatórios de água tratada Klavin.
“Cerca de 90% do nosso consumo passará a ser comprado do mercado de livre energia, mas continuará a ser entregue pela CPFL, que é a responsável pelas redes de distribuição da nossa região”, completou o diretor técnico da companhia, Rean Sobrinho.
A CODEN
Desde 1980, a Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa S/A, empresa de economia mista cujos ações pertencem quase totalmente à Prefeitura, é responsável pelos serviços de Saneamento Básico (Água e Esgoto) prestados aos novaodessenses. Desde 2018, responde também pela Coleta de Resíduos Sólidos (lixo comum).
Graças à inauguração da ETA (Estação de Tratamento de Água) 2 – Santo Ângelo e à construção da rede de distribuição da região do Pós-Anhanguera pela Coden em 2023, hoje Nova Odessa atende a 100% da população com abastecimento de água de qualidade, beneficiando seus 62 mil habitantes por meio de uma rede de distribuição de 295 km. A cidade atingiu assim, na atual gestão, a universalização do abastecimento.
Atualmente, 96% da população é atendida por uma rede de esgoto com mais de 279 Km de extensão, e 100% do esgoto coletado é tratado na ETE Quilombo, inaugurada em 2012 e ampliada posteriormente, que utiliza tecnologia holandesa para o tratamento de até 130 litros de resíduos por segundo, resultando numa capacidade estimada para atender 80 mil habitantes – número superior à população de Nova Odessa. Dessa forma, a cidade tem contribuição praticamente “zero” para a poluição das bacias do Ribeirão Quilombo e do Rio Piracicaba.