Coden de Nova Odessa realiza Semana do Meio Ambiente com atividades de Educação Ambiental nas escolas

A Coden Ambiental de Nova Odessa celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho, junto com os alunos dos quintos anos das EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica) Professora Alzira Ferreira Delegá, no Green Village, e Professora Theresinha Antonia Malaguetta Merenda, no Jardim Bela Vista, em uma semana repleta de atividades educativas, voltadas à preservação do planeta.

A programação da empresa da Prefeitura responsável pelos serviços de Saneamento Básico em Nova Odessa, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, se estendeu dos dias 03 a 07 de junho, incluindo jogos de tabuleiro, da memória, quizzes, pesca, oficina de assoreamento e, também, plantios de árvores.

“As atividades foram planejadas para engajar os alunos de maneira interativa, despertando neles o interesse e a responsabilidade pela preservação do meio ambiente”, afirmou a responsável pela área de Educação Ambiental da Coden, Caroline Mayara Pessoa.

De acordo com ela, através desses jogos os alunos aprendem de uma forma divertida sobre temas como reciclagem, preservação da água e meio ambiente. Já a oficina de assoreamento permite que eles entendam de maneira prática e visual as causas e consequências do assoreamento dos rios e córregos, assim como a necessidade de se evitar esse problema ambiental.

Numa parceria da Coden com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através do Setor de Parques e Jardins, cada escola também teve a oportunidade de promover o plantio de uma árvore. “Os alunos participaram ativamente do processo, aprendendo como as árvores contribuem para a preservação da natureza e a melhora da qualidade do ar”, explicou Caroline.

De 17 a 20 de junho, a Coden levará a mesma programação para os alunos da APAE e, ao longo do mês de junho, divulgará em suas redes sociais uma campanha para estimular o uso de substitutos ecológicos na limpeza e higiene pessoal. “Bucha vegetal, sabão de coco e pano de algodão são excelentes escolhas”, sugeriu a educadora.

DICAS PARA PRESERVAR A ÁGUA

A Coden disponibiliza em seu site www.coden.com.br, na aba Educação Ambiental, um conteúdo específico sobre a importância, os usos, o consumo e a responsabilidade coletiva pela água, que pode servir para tanto para apoiar os professores em seus planos de aula, como para conscientizar o público em geral.

Nessa página, também podem ser acessados e-books e vídeos com informações sobre as estações de tratamento de água e esgoto, dicas de uso racional da água, como descobrir vazamentos, verificar as ligações de água de chuva e esgoto, limpar a caixa d’água, descartar o óleo usado e cuidar do lixo.