CRAS da Prefeitura de Nova Odessa celebra o Dia das Mães com homenagem especial a ‘Quem Cuida de Mim’

Na última sexta-feira, 10 de maio, o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da Prefeitura de Nova Odessa realizou uma celebração em homenagem ao Dia das Mães, intitulada “Dia de Quem Cuida de Mim”. Esta iniciativa, idealizada pelos educadores sociais em colaboração com as crianças e adolescentes inscritos nos programas do CRAS, teve como objetivo principal promover a inclusão de todas as famílias, reconhecendo que muitas delas são representadas não apenas por mães, mas também por avós, tias, pais e outras pessoas da família.

O evento foi dedicado às crianças e adolescentes que fazem uso dos serviços oferecidos pelo SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) que funciona no CRAS. Dividido em turmas da manhã e da tarde, quase 100% das mães ou responsáveis estiveram presentes no evento, acompanhando os jovens. Como gesto de gratidão e forma de homenagear, as crianças e adolescentes confeccionaram quadros em tela, expressando assim toda a sua criatividade e amor pelos seus cuidadores.

A coordenadora do CRAS, Andréia Cassimiro Raimundo, destacou a importância das atividades oferecidas durante a homenagem. “Oferecemos dinâmicas e lanches com o intuito de promover a recreação e proporcionar um momento de interação entre mães, filhos e cuidadores”, afirmou.

Ela ressaltou ainda que, “diante das exigências da vida cotidiana, seja no trabalho dos adultos ou nas atividades escolares das crianças e adolescentes, momentos como esses são essenciais para o desenvolvimento das crianças e para a criação de memórias afetivas duradouras”.

O evento foi considerado um sucesso não apenas por celebrar o Dia das Mães, mas também por reforçar os laços familiares, destacando assim o papel fundamental que as mães e os cuidadores desempenham na vida das crianças e dos jovens.

O CRAS

A Assistência Social de Nova Odessa se divide em três equipes de atendimentos: a Diretoria de Gestão Social, que administra todo o sistema (sejam os cadastros de bolsa família, de cestas básicas, fraldas geriátricas e demais auxílios), o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social, que atende pessoas que vivenciam situações de violações de direitos ou de violências físicas e psicológicas), e o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

O CRAS é a unidade responsável pela oferta de serviços de proteção básica do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), nas áreas de vulnerabilidade e risco social. É a principal porta de entrada para os serviços do SUAS, possibilitando o acesso das famílias à rede de proteção de assistência social.

O CRAS de Nova Odessa está localizado na Rua das Perobas, nº 114, no Jardim das Palmeiras. Para mais informações, ou para se inscrever no atendimento, basta ligar para o telefone (19) 3476-3005.