Rede Municipal de Educação da Prefeitura de Nova Odessa promove pela 1ª vez o Projeto ‘Feira de Ciências’

Rede Municipal de Educação da Prefeitura de Nova Odessa promove pela 1ª vez o Projeto ‘Feira de Ciências’

As Creches Pré-Escolas e Escolas de Ensino Fundamental 1 da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de Nova Odessa deram na última semana cumprimento à Lei Municipal nº 3.792/2024, que incluiu no calendário oficial da cidade o Projeto Feira de Ciências. Foram mobilizados praticamente todos os cerca de 5.300 alunos de 1 a 10 anos do Município, que puderam expor os trabalhos para suas famílias nas próprias unidades.

 

A iniciativa tem o objetivo de promover a divulgação cientifica, estimular o interesse pela Ciência, Tecnologia e Inovação e incentivar a participação de estudantes, professores, pesquisadores e a comunidade em atividades cientificas e tecnológicas, como foco (mas não limitada a) na exposição à comunidade de projetos científicos desenvolvidos pelos alunos.

 

Sancionada pelo prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho) no último dia 15 de agosto, a proposta partiu dos vereadores Wagner Morais (atual presidente do Legislativo Municipal), Paulinho Bichof e Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho, e foi aplicada na prática pelas equipes da Rede Municipal na primeira quinzena de outubro.

 

Aderiram ao programa – e já realizaram suas próprias Feiras de Ciências 2024 – as EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica) Professora Apparecida Rodrigues Prata, do Jardim São Francisco, Professora Theresinha Antônia Malaguetta Merenda, do Jardim Bela Vista, Vereador Avelino Xavier Alves “Poneis”, do Jardim dos Lagos, Vereador Osvaldo Luiz da Silva, do Jardim Marajoara, Professora Almerinda Delegá Delben, do Parque Klavin, Vereador Osvaldo Luiz da Silva, do Jardim Marajoara, Professora Haldrey Michelle Bueno, do Jardim São Manoel, e Augustina Adamson Paiva, do Jardim São Francisco, entre diversas outras da Rede.

 

Nesta última, por exemplo, os professores trabalharam junto aos alunos temas como a conscientização contra as queimadas, pesquisas sobre formas feitas com tangram e maquetes urbanas, entre outros. A direção e os professores de cada turma das unidades escolares da Prefeitura puderam escolher seus temas, e os alunos desenvolveram os projetos com apoio dos professores e de suas famílias.

 

“Tivemos um grande envolvimento de todas as escolas. Os alunos amaram participar de forma ativa de todo o processo de ensino-aprendizagem. A Feira ajuda a desenvolver habilidades como iniciativa, criatividade, organização, determinação e capacidade de trabalhar em grupo, além de ser uma grande oportunidade para os alunos divulgarem todo o conhecimento adquirido e desenvolvido em sala de aula”, apontou a diretora de Ensino Fundamental 1 (do 1º ao 5º ano) da Rede Municipal, Denile Tupynambá Marin.

 

“Foi muito positivo, tivemos a presença dos pais visitando as Feiras, que foram abertas às comunidades escolares. A iniciativa visa contribuir na formação da criança como protagonista no processo de ensino-aprendizagem, oportunizando para ela um futuro até mesmo como cientista. Estimulá-los para novas descobertas científicas e tecnológicas. E os alunos demonstraram-se motivados e interessados na oportunidade de divulgarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula”, acrescentou Márcia França, coordenadora pedagógica da Educação Infantil da Rede.

 

“A Feira possui uma importância pedagógica significativa para os estudantes, como também, para toda comunidade escolar, pois estimula e favorece a curiosidade, a criatividade, o aprendizado ativo e o desenvolvimento de diversas habilidades. Percebemos uma reação muito positiva e gratificante por parte dos professores e alunos, foi notório o envolvimento de todos no processo de planejamento e vivência da Feira”, completou Renata Ortiz, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental 1.

 

Atualmente, a Rede Municipal de Ensino de Nova Odessa possui 25 unidades, entre creches, pré-escolas e escolas de Ensino Fundamental 1, e conta com 55 diretores e especialistas, 400 professores, 200 integrantes nas equipes de apoio, atendendo cerca de 5,3 mil alunos.