Educação da Prefeitura de Nova Odessa treina equipes de creches e pré-escolas municipais em primeiros socorros
Teve início no último dia 11 de novembro o cronograma 2024 de Formação e Treinamento em Primeiros Socorros para cerca de 360 profissionais, de 12 unidades de creche e Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino mantida pela Prefeitura de Nova Odessa. Já foram promovidos três encontros (nos dias 11, 18 e 19/11), atendendo a educadores, coordenadores pedagógicos e professores da Educação Infantil.
No próximo dia 02/12, o cronograma se encerra com o último treinamento, junto a gestores e colabores destas Unidades Escolares. Os encontros estão acontecendo na sede da Secretaria Municipal de Educação, na Avenida Carlos Botelho, no Centro. As noções de primeiros socorros são ensinadas pelo profissional bombeiro militar Vinícius José Navarro. É o terceiro ano consecutivo da medida.
A atividade anual de formação atende à Lei Federal nº 13.722/2018, criada em homenagem a Lucas Begalli Zamora, que faleceu aos 10 anos após um acidente escolar em Campinas em que a criança se engasgou durante o intervalo escolar.
Atende também às Leis Municipais nº 3.468/2021, de autoria do vereador Levi Tosta, que institui no calendário oficial do município a Semana de Orientação e Prevenção aos Acidentes Domésticos, e nº 2.744/2013, de autoria do vereador Sebastião Gomes dos Santos, que dispõe sobre a implantação do Curso de Treinamento em Primeiros Socorros para os profissionais da Rede Pública de Ensino.
Segundo Márcia França, coordenadora de Educação Infantil da Rede Municipal novaodessense, “essas leis preveem o treinamento em primeiros socorros a todos os integrantes das equipes das nossas unidades, envolvendo educadores, professores, pessoal de gestão (direção) e demais colaboradores”.
“São passadas noções básicas de primeiros socorros, como identificar, agir preventivamente e se atentar adequadamente à vítima em situação de urgência e emergência médica, reconhecer sinais e sintomas para chamar o serviço de emergência adequado e realizar ações simples para preservação e valorização da vida”, acrescentou.
“Assim, além de atender à legislação, ofertamos condições para a comunidade escolar esteja preparada para prestar os atendimentos de primeiros socorros e para que nossos profissionais saibam agir em casos de acidentes até que a assistência médica especializada chegue”, completou a coordenadora.
“É uma exigência legal que temos cumpridos, e agora com o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar instalado e funcionando na cidade, fica ainda mais fácil fazermos esse trabalho preventivo, de capacitação, para 100% dos profissionais envolvidos com a nossa Educação Pública. Especialmente neste período próximo às férias, serve para que nossos profissionais possam trabalhar o tema além do ambiente escolar, também em seus lares e junto às suas famílias”, finalizou o secretário municipal de Educação, José Jorge Teixeira.