Alunos da Escola do Green Village participam de tour em celebração aos 119 anos de Nova Odessa

Para celebrar o aniversário de 119 anos de fundação do Núcleo Colonial, a EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Professora Maria Cecília Borriero Milani, localizada no bairro Green Village, realizou nesta sexta-feira (17/05) com seus alunos um passeio histórico e cultural pela cidade, levando as crianças a conhecerem os principais pontos turísticos de Nova Odessa.

Sob a coordenação pedagógica da professora Maiza Passoni, as turmas da Pré-Escola Fases 1 e 2 exploraram os principais pontos turísticos locais e todo o conceito histórico do município. Para fechar com chave de ouro o passeio repleto de aprendizado, as turmas fizeram um piquenique no gramado do Paço Municipal da Avenida João Pessoa, sede da Prefeitura de Nova Odessa, e ainda se divertiram no parquinho.

A coordenadora pedagógica da unidade, Maiza Passoni, destacou também a importância pedagógico do projeto: “Acreditamos ser de extrema importância este estudo do meio, onde as crianças têm a oportunidade de avançar seus conhecimentos para além da sala de aula, se apropriando da história, cultura e identidade locais. É um momento muito prazeroso e de muita interação entre todos”, explicou.

Na visita, os alunos conheceram um pouco mais sobre a Prefeitura, a Biblioteca Municipal, a ECA (Estação de Captação de Água) Recanto, o IZ (Instituto de Zootecnia), a Estação Ferroviária e a 1ª Igreja Batista da histórica região da Fazenda Velha. Sob a orientação das professoras Liselda, Renata e Regina, os alunos foram acompanhados acompanhadas pelas cuidadoras Leila e Lorrany, que auxiliaram as turmas neste passeio repleto de conhecimento sobre Nova Odessa.

“Foi um momento de troca de experiências, onde cada aluno conheceu um pouco mais sobre os patrimônios e pontos turísticos de Nova Odessa, levando consigo uma bagagem repleta de conhecimento e muita cultura não só para dentro da sala de aula, mas também com memórias e conexões com a cidade em que vivem”, completou Maiza.

PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO

Com o tema “Nova Odessa 119 Anos: Uma Cidade Para Todos”, a festa de aniversário de fundação do Núcleo Colonial acontece nos próximos dias 25 e 26 de maio, sábado e domingo, a partir do meio-dia, em frente à Prefeitura (na Avenida João Pessoa, nº 777, Centro), com entrada grátis e muitas atrações para a população – incluindo a volta do parque de diversões (privado) na área abaixo da Praça dos Três Poderes.

Como nos anos anteriores, a festa inclui um grande Festival Gastronômico com empreendedores novaodessenses (feirantes, food trucks e botecos da cidade) e mais de 50 opções de comidas e bebidas para todos os bolsos e paladares, espaço para artistas locais se apresentarem no palco, área kids e Feira de Artesanato com integrantes do Movimento Artesão de Nova Odessa.

O prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho) adiantou ainda os grandes shows que devem marcar as duas noites de festa. No sábado, dia 25 de maio, os shows são com a Banda Mídia e Elton John Cover. E no domingo, dia 26/05, as grandes atrações musicais são os cantores Sâmi Rico e Leo Maia.