Alunos da Creche do Santa Luiza se apresentam na Prefeitura de Nova Odessa nesta ‘Semana do Brincar 2024’

Aconteceu no Paço Municipal de Nova Odessa na manhã desta terça-feira (28/05) uma apresentação dos alunos da Pré-Escola da EMEB (antigo CMEI) Professor Agildo Silva Borges, no Jardim Santa Luiza. Os alunos desta unidade – assim como os mais de 5.300 alunos das 25 unidades da Rede Municipal de Ensino – participam da “3ª Semana Municipal do Brincar”, desde as turmas de berçário e creche até o Ensino Fundamental 1.

A apresentação foi acompanhada pelo prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho) e pelo vice Alessandro Miranda (o Mineirinho). De acordo com a coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Município, Márcia França Mendes de Oliveira, o projeto tem como objetivo garantir com que todas as crianças tenham o direito de brincar.

“Aqui em Nova Odessa, o direito de brincar é levado a sério, e por isso estamos aqui no Paço com os alunos, que fizeram uma apresentação sobre os direitos de brincar. Quero agradecer toda a gestão do prefeito Leitinho, que nos forneceu apoio para que este projeto pudesse ser realizado e garantir o direito de brincar das crianças. Todas as escolas da Rede estão com eventos nesta semana, com brincadeiras lúdicas e prazerosas garantindo o aprendizado através da diversão”, disse a coordenadora.

A EMEB Professor Agildo Silva Borges é pioneira a oferecer aulas em período integral nas Fases 1 e 2 da Educação Infantil. Segundo a diretora Noêmia Valladares, a unidade possui uma ampla área de parque, que é utilizada tanto para o aprendizado quando para brincadeiras.

“O mês de maio é marcado como o mês do brincar, que serve tanto para o desenvolvimento da coordenação motora, quanto da interação social com outras crianças e dentro de nós, até entre os adultos, temos nossa criança interior e que gosta de brincar”, acrescentou Noêmia.

“Nosso maior exemplo disso é o nosso prefeito Leitinho, que tem como paixão se divertir com as crianças. É muito importante para o gestor público investir nas praças públicas e nas escolas, que trabalham brincadeiras dirigidas e livres com os alunos, fazendo delas peças chaves e muito importantes para o desenvolvimento das crianças. Todas as crianças têm o direito de brincar, é uma legislação e nós como adultos devemos incentivar e promover esse momento das brincadeiras com as crianças”, completou a diretora.

Para a mãe Isabelle, que assistiu à apresentação de filha Alice, a Semana do Brincar é muito importante porque “incentiva o aprendizado muito além da sala de aula”. “Achei muito importante a visita dos alunos na Prefeitura e a forma como o trabalho é desenvolvido em sala de aula. Eles aprendem brincando e conseguem demonstrar tudo isso para nós, os pais, quando chegam em casa”, afirmou.

Ao final das apresentações, as crianças tiveram um momento de descontração e conheceram o gabinete do prefeito, onde tomaram um delicioso café da manhã e ainda brincaram com os animais de estimação do Paço – os gatos Milk e Panacotta e o coelho Paulo Ricardo. “Eu me sinto extremamente feliz em trazer as crianças em meu gabinete, mostrar para elas os meus animais, brincar com elas e oferecer um lanchinho. Porque gente, é disso que criança gosta: de animais, brincar e comer”, finalizou o prefeito Leitinho.