Tradição dos descentes de migrantes da Letônia, 10ª edição da Festa Ligo agita final de semana em Nova Odessa

A ABCL (Associação Brasileira da Cultura Leta) realiza neste sábado e domingo (dias 08 e 09/06), no Espaço Cultural Leto Ralfo Klavin, no Altos do Klavin, a tradicional Festa Ligo, entre outras programações esportivas, culturais e gastronômicas. O evento tem o apoio da Prefeitura de Nova Odessa e visa celebrar anualmente o solstício de verão na Letônia, trazendo diversas novidades nesta 10ª edição.

Além de comidas típicas, artesanato, danças e músicas do país do leste europeu, a programação conta com a Ligo Running (corrida e caminhada) e um delicioso galeto para o almoço de domingo. A atração principal é a apresentação do duo internacional formado pelos musicistas Rozite e Dzintars, vindos diretamente da Letônia.

“A Festa Ligo está na sua 9ª edição e nosso intuito é manter essa tradição. Na Festa Ligo os convidados poderão experimentar pratos feitos aqui em Nova Odessa, mas com um toque leto. São receitas passadas de geração a geração. Quem quiser também poderá vestir trajes típicos da Letônia ou de outro país. Na Letônia, durante a Festa Ligo, as mulheres usam coroas de flores na cabeça e os homens, coroas feitas com folhas de carvalho. Estejam à vontade para usar coroas ou tiaras. Queremos que essa festa seja inesquecível”, disse o presidente da ABCL, Felipe Albrecht.

O prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho) destacou a importância do fortalecimento da cultura leta, especialmente para esta que é uma das maiores comunidades de descendentes de imigrantes da cidade atualmente. “É sempre um prazer prestigiar a Festa Ligo da Associação Leta, que mantém laços culturais, familiares e religiosos, formando uma das maiores comunidades do tipo no Brasil. Aproveito para convidar a população de Nova Odessa e região para prestigiar o lindo evento, que sempre tem deliciosas comidas típicas, dança e muita alegria”, disse Leitinho.

PROGRAMAÇÃO

A Festa Ligo acontecerá no dia 8 de junho, sábado, no Espaço Cultural Ralfo Klavin, localizado na rua Terezinha Alves de Souza, nº 99, no Residencial Altos do Klavin, em Nova Odessa, a partir das 17h.

No domingo, a partir das 7h30, acontecerá a 2ª Ligo Running 5 Km Corrida e Caminhada. Organizada pelo Centro Cultural Leto de Nova Odessa, a Ligo Running é mais do que uma corrida, é uma celebração da união entre esporte, cultura e solidariedade. O ponto de largada é no Espaço Cultural Ralfo Klavin, mesmo local da Festa Ligo, e a inscrição pode ser realizada pelo site podiumchip.com.br pelo valor de R$ 20,00.

Ainda no domingo, a partir das 11h30, também no Espaço Cultural Ralfo Klavin, acontecerá um Galeto Beneficiente. Este evento será uma oportunidade única para saborear um delicioso galeto e contribuir para a construção dos sanitários do Centro Cultural Leto de Nova Odessa. Ingressos antecipados poderão ser adquiridos por R$ 55,00 na loja Demplas, localizada na Rua Aristeu Valente, nº 445, ou pelo site bit.ly/galeto24. Vendas no dia por R$ 70,00, enquanto durarem os estoques.

Para mais informações, siga @FestaLigo no Instagram e Facebook.