Saúde de Nova Odessa vai receber 1.079 vacinas da dengue para iniciar imunização de adolescentes de 10 e 11 anos

Saúde de Nova Odessa vai receber 1.079 vacinas da dengue para iniciar imunização de adolescentes de 10 e 11 anos

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Nova Odessa recebeu do Ministério da Saúde nesta terça-feira (02/04) a confirmação de que a cidade vai receber inicialmente 1.079 doses da vacina contra dengue para iniciar o processo de imunização dos adolescentes com idades de 10 e 11 anos da cidade. As doses devem chegar à cidade nos próximos dias, mas a Secretaria ainda não recebeu a confirmação da data exata.

 

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal, enfermeira Paula Mestriner, tão logo as doses da nova vacina chegarem à cidade, elas serão imediatamente distribuídas de forma estratégica para uma ou mais UBSs (Unidades Básicas de Saúde), para início imediato da imunização desses adolescentes.

 

Nova Odessa está sendo finalmente contemplada nesta 3ª remessa da nova vacina. A idade do público-alvo inicial (10 e 11 anos) foi definida pelo Ministério da Saúde com o objetivo de ampliar o número de municípios e o acesso da população-alvo a receberem a primeira dose (D1) no menor tempo possível, “diante do número limitado de doses disponíveis no momento”.

 

Ainda segundo o Ministério, “todos os municípios elencados dentro da estratégia receberão as doses no mês de abril”. “As doses destinadas para aplicação da segunda dose (D2) serão enviadas posteriormente considerando o intervalo recomendado de 3 meses para completar o esquema da vacinação e considerando os registros na RNDS (Rede Nacional de Dados em Saúde)”, completou o órgão federal.

 

Mais informações sobre a vacinação contra a dengue desse 1º grupo serão divulgadas assim que disponíveis, em https://www.facebook.com/PrefeituradeNovaOdessahttps://www.instagram.com/prefeituradenovaodessa/ e https://www.novaodessa.sp.gov.br/noticias.

 

COMBATE DIÁRIO

 

Enquanto isso, prosseguem diariamente as ações da equipe antidengue do Setor de Zoonoses da Prefeitura no combate ao mosquito transmissor do vírus da doença, o Aedes aegypti. Nova Odessa ainda não teve nenhum óbito confirmado por dengue este ano, e nem em 2023, mas a cidade chegou nesta terça-feira a 1.012 casos positivos neste ano.

 

No último sábado (30/03), por exemplo, foi feito mais um “mutirão” extra, com a visitação casa a casa de imóveis no Centro da cidade. De segunda a sexta-feira, acontece a ação de bairro em bairro chamada “BCC”, que é a busca ativa casa a casa por pacientes sintomáticos, com a remoção de possíveis criadouros das larvas do mosquito do interior dos imóveis particulares – onde estão até 90% dos “berçários” da dengue, como piscinas, garrafas, pneus, caixas d’água parcialmente destampadas e calhas entupidas.

 

Segundo a secretária municipal de Saúde, Adriana Welsch, a mudança de perfil do PAM (Pronto-Atendimento do Jardim Alvorada), que passou a atender exclusivamente pacientes acima dos 13 anos com sintomas de dengue e covid, das 7h às 21h, foi “bem aceita” pela população. “Nas últimas duas semanas, o PAM registrou cerca de 300 atendimentos por dia”, disse.