Saúde da Prefeitura de Nova Odessa prorroga vacinação contra a gripe até o final de junho

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa anunciou no final da tarde de segunda-feira (03/06) a prorrogação da Campanha de Vacinação Contra a Gripe Comum (Influenza) até o final deste mês de junho. Devem ser imunizados contra a doença respiratória viral todos os moradores com idades acima dos 6 meses. A vacina segue disponível diariamente nas sete UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade e é gratuita.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município, Paula Mestriner, até a última semana, já haviam sido aplicadas 9.334 doses da vacina da gripe desde o início da campanha, no dia 25/03/2024. Inicialmente, a campanha iria até o final de maio. No ano passado, o Estado de São Paulo conseguiu imunizar 53% da população paulista contra a gripe.

“A vacinação continua sendo a forma mais segura de proteger as pessoas das complicações da gripe, como a pneumonia. Especialmente em crianças, pacientes com comorbidades e idosos”, lembrou a enfermeira.

Além disso, quanto mais gente vacinada contra a gripe, menor a pressão sobre as Unidades Públicas de Saúde, pois, com a chegada do outono, há maior prevalência das doenças respiratórias como rinite, sinusite, gripes e resfriados.

PLANTÃO NO SÁBADO

Além disso, neste sábado, dia 08/06, das 8h às 16h, a Secretaria de Saúde de Nova Odessa promove mais um Plantão de Multivacinação nas UBSs do Jardim São Jorge e do Jardim Alvorada. Para ajudar a “atrair” as crianças, haverá nas duas unidades distribuição de pipoca, algodão doce, cama elástica e passeio de trenzinho – tudo gratuito.

O foco é a imunização das crianças com idade de zero até menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) contra a poliomielite – a assustadora doença conhecida como pólio ou paralisia infantil. A “meta” das equipes da Vigilância Epidemiológica e da Atenção Básica é vacinar contra a pólio todas as 3.136 crianças da cidade com idades até os 5 anos. A vacina contra a poliomielite é segura e eficaz, protegendo não apenas a criança vacinada, mas também toda a comunidade, ao reduzir a circulação do vírus.

Mas o “mutirão” deste sábado vai aplicar também todas as demais vacinas do Calendário Nacional – inclusive contra gripe, dengue (para adolescentes de 11 a 14 anos), Covid (grupos prioritários) etc.

A UBS 5 fica na Rua das Imbuias, nº 513, no Jardim Alvorada. Já a UBS 2 fica na Rua São Paulo, nº 65, no Jardim São Jorge. A vacina contra a pólio e todas as demais também estão disponíveis durante a semana nas sete UBSs da cidade.

As dúvidas frequentes sobre a vacinação podem ser resolvidas através do portal Vacina 100 Dúvidas, do Governo do Estado. A plataforma esclarece questões como efeitos colaterais, eficácia das vacinas, doenças imunopreveníveis e quais os perigos ao não se imunizar.