Saúde da Prefeitura de Nova Odessa amplia vacinação contra a gripe para toda a população

A partir desta quinta-feira (02/05), a Prefeitura de Nova Odessa está ampliando a vacinação contra a gripe comum (causada pelo vírus Influenza) para toda a população da cidade, com idades a partir dos 6 meses. Os moradores podem se dirigir a qualquer uma das sete UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade.

A medida segue orientação do Ministério da Saúde e visa, além de proteger a população contra a doença sazonal, diminuir também o impacto sobre o Serviço Público de Saúde, já sobrecarregado no país todo em função da epidemia de dengue.

Além disso, no próximo dia 18/05, um sábado, a Secretaria de Saúde do Município vai promover um plantão de multivacinação na UBS 5 para atender a toda a população “vacinável” com as doses dos imunizantes contra gripe, dengue, covid, febre amarela e demais vacinas do calendário nacional. A UBS 5 fica na Rua das Imbuias, nº 355, no Jardim Alvorada.

“Já estamos vacinando contra a gripe em sistema de ‘livre demanda’ nas sete UBSs. No sábado, dia 18/05, vamos abrir a UBS 5 o dia todo para vacinação. Vamos aproveitar e vacinar a rotina e os adolescentes de 10 a 14 anos contra a dengue também. E vamos montar equipes volantes, para vacinar os (pacientes) acamados da área atendida pela UBS 5 em suas casas”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município.

Segundo a enfermeira, até a última terça-feira (30/04), Nova Odessa já havia aplicado 5.753 doses da vacina contra a gripe comum, causada pelo vírus Influenza, nos grupos prioritários originais. O grupo com maior cobertura são puérperas, com 42% de vacinadas até aqui, seguido pelos idosos, com 32%.

O próprio Ministério da Saúde ressalta que “embora pessoas de todas as idades sejam suscetíveis ao vírus Influenza, alguns grupos são mais vulneráveis a desenvolver complicações em decorrência da doença”.

Os grupos prioritários incluem as crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, idosos com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua, com deficiências permanentes, gestantes, puérperas, professores, profissionais da Saúde, das forças de Segurança e Salvamento e das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, caminhoneiros e trabalhadores de Transporte Coletivo.

PAM e PS

A secretária municipal de Saúde Adriana Welsch destacou o impacto positivo das campanhas de vacinação contra gripe (Influenza), covid e dengue nos dois pronto-atendimentos municipais – o PAM (Pronto Atendimento Municipal) 23h do Jardim Alvorada e o PS (Pronto Socorro) do HMNO (Hospital e Maternidade Municipal), que está em fase final de reforma e, por isso, conta com menos espaço para acomodar pacientes, acompanhantes e visitantes.

“Esta medida (a ampliação das vacinações) antes do início do período de frio é muito importante para diminuirmos os casos graves destas doenças e, assim, diminuir a procura pelo Hospital. A vacina da gripe, por exemplo, previne contra todos os vírus ‘HN’ (Influenza), como o H1N1, diminuindo atendimentos e principalmente internações no Hospital”, explicou a secretária.