RECESSO: Serviços municipais essenciais de Nova Odessa serão mantidos nos pontos facultativos de Carnaval

Os serviços públicos municipais de Nova Odessa considerados essenciais serão mantidos no ponto facultativo de Carnaval (dias 12, 13 e 14/02). Estão incluídos na lista os atendimentos de urgência e emergência das áreas de Saúde, Segurança, Trânsito e Defesa Civil, abastecimento de água e coleta de lixo, entre outros.

Já os órgãos não essenciais, administrativos e burocráticos da Prefeitura – como a Central de Atendimentos do Paço Municipal e as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) não funcionam nestes dias, e retornam nos horários normais na quinta-feira (15/02).

Uma opção de lazer que permanece aberta à população no feriado é o Bosque Manoel Jorge, no Jardim Santa Rosa, espaço público recentemente reaberto pela Administração Municipal. O local arborizado com pista de caminhada abre diariamente das 5h às 21h.

Outra opção é o novo Playground Inclusivo nos jardins do Paço Municipal – na Avenida João Pessoa, nº 777, Centro. Além do parquinho para as crianças (inclusive aquelas com alguma deficiência motora ou intelectual), o entorno do Paço ganhou também um deck com pergolado de madeira e um balanço de madeira, situados na frente do prédio.

Há também um inédito “pet place” (área para atividades de lazer com os cães das famílias novaodessenses), pontos para piqueniques e um segundo playground infantil, localizados atrás da Prefeitura.

Confira abaixo os detalhes de funcionamento de cada setor público municipal.

EDUCAÇÃO

As creches e escolas da Rede Municipal de Educação abrem normalmente na Quarta-feira de Cinzas (14/02). Na quinta-feira (15/02) tem reunião de pais, com a participação dos alunos, e as aulas começam oficialmente na sexta-feira (16/02).

SAÚDE

O Ambulatório de Especialidades Médicas, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), a Farmácia Municipal, a Farmácia de Alto Custo e as Farmácias das UBSs 5 e 7 (do Jardim Alvorada e Jardim Nossa Senhora de Fátima, respectivamente) e o CAPS não funcionam nos dias de ponto facultativo e reabrem na quinta-feira (15/02).

Já o atendimento médico de urgência e emergência no Hospital e Maternidade Municipal prossegue 24h, pela entrada dos fundos (em função da reforma da recepção principal). Também será normal no Pronto Atendimento Municipal do Jardim Alvorada. As solicitações de transporte para o Hospital podem ser feitas pelo telefone da Central de Ambulância 192 ou pelo (19) 3476-8194.

SEGURANÇA

Para as ocorrências de Segurança Pública, a GCM (Guarda Civil Municipal) atende 24h pelos telefones (19) 3466-1900 e 153. A Polícia Militar do Estado pode ser acionada pelo 190.

Chamadas para a Defesa Civil Municipal podem ser feitas a qualquer momento pelo número da Guarda Civil. A Defesa Civil também atende pelo telefone (19) 99754-9260. O novo Corpo de Bombeiros da PM-SP funciona 24h e atende pelo telefone 193.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Não funcionam nos pontos facultativos de Carnaval o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CAS (Centro de Assistência Social) e o Espaço Melhor Idade vinculado ao Fundo Social de Solidariedade.

DEMAIS SECRETARIAS

As secretarias e diretorias de Habitação, Promoção Social, de Serviços Urbanos, Parques e Jardins, Segurança Municipal, Vigilância em Saúde, a Garagem Municipal, o Viveiro Municipal e as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Gestão Social, Esportes, Cultura, Lazer e Turismo, Obras, Projetos e Planejamento Urbano, Educação e demais unidades do Paço Municipal não abrem no ponto facultativo.

Não abrem nos pontos facultativos de Carnaval o Procon, PLT (Posto Local de Trabalho), Banco do Povo, Junta Militar e Posto do Sebrae Aqui. O Poupatempo Paulista - que funciona no mesmo espaço do Centro de Referência ao Empreendedor e Trabalhador -também não abrirá dias 12 e 13 de fevereiro, e reabre na quarta-feira de Cinzas (14/02) às 12h.

Já o Velório e o Cemitério Municipal funcionam normalmente.

CODEN

A Coden Ambiental, empresa municipal responsável pelos serviços de Saneamento Básico, informa que não haverá atendimento ao público nos pontos facultativos de Carnaval. O expediente será retomado na quinta-feira (15/02), das 8h às 16h.

Já a Coleta Domiciliar de Lixo ocorrerá normalmente em todas as regiões da cidade, seguindo a programação regular.

Para casos de emergência que venham a ocorrer durante o feriado, como falta d’água ou rompimento de redes de água ou esgoto, é disponibilizado um plantão de atendimento pelo telefone gratuito 0800 771-1195.