Prefeitura de Nova Odessa promove 1º Seminário de Boas Práticas do Programa ‘Compromisso Nacional Criança Alfabetizada’
Cerca de 80 educadores de Nova Odessa e outras 25 cidades da macrorregião participam ao longo desta quinta-feira (21/11/2024) do 1º Seminário de Boas Práticas do Programa “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”, promovido pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação. O público-alvo foram formadores e articuladores das redes públicas de Educação do polo 26 do CNCA (Compromisso Nacional Criança Alfabetizada), cuja articuladora regional é Renata Ortiz, da Secretaria Municipal de Educação novaodessense.
O encontro acontece no auditório do Paço Municipal, e contou com uma fala do prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho), que falou aos profissionais visitantes sobre sua trajetória de vida, desafios para se formar já adulto como médico veterinário e sobre a valorização da Educação Pública ao longo de sua gestão.
A iniciativa municipal atende às diretrizes de dois programas em prol da alfabetização na idade certa. O primeiro deles é o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, uma ação de mobilização e cooperação nacional que tem como objetivo articular esforços de diferentes esferas de governo (federal, estaduais e municipais), para garantir que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental.
Já o “Alfabetiza Juntos SP” é uma ação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo voltada para melhorar a alfabetização das crianças no estado e está dentro do Programa CNCA.
“Para nós, é uma satisfação sediarmos essa importante apresentação de casos de sucesso e troca de experiências positivas sobre alfabetização na idade certa entre prefeituras da região. A alfabetização na idade adequada garante um futuro melhor para nossas crianças. Por isso, oferecer uma Educação de qualidade sempre foi um compromisso histórico de Nova Odessa e é a prioridade máxima da nossa gestão, ao lado da Saúde Municipal”, afirmou o prefeito.
Entre as realizações da atual gestão municipal destacas pelo prefeito na área de Educação (e portanto com impacto direto na alfabetização das crianças, já que em Nova Odessa a Pré-Escola e o Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano) são 100% municipalizados), estão a distribuição anual de Kits de Material Didático aprimorados e de qualidade, a adoção de um Sistema de Apostilamento de qualidade, personalizado para as realidades locais, a instalação de Internet Sem Fio em todas as unidades e a compra de 105 lousas digitais conectadas à Internet para as salas de aulas.
O prefeito citou ainda a adoção de Aplicativo de Aulas e Tarefas On-line, a compra de notebooks/tablets para aulas digitais e conectadas, a criação do Programa Municipal de Defesa da Primeira Infância, a retomada das Semanas da Educação (formação continuada) e a criação do Programa REDDE, de envio de recursos direto para as escolas.
Leitinho citou ainda a valorização das equipes e o novo Projeto “Saúde Começa Pela Boca”, incluindo a entrega de kits de escova e pasta de dentes aos alunos da Pré-Escola e do Fundamental 1. Mas a “menina dos olhos” do prefeito é a distribuição, a partir de 2023, dos inéditos kits gratuitos anuais de uniformes escolares com 12 peças de calor e frio, “dando igualdade de condições e segurança a todos os nossos alunos”.
“Tudo isso cria ambientes saudáveis e estimulantes para atrair e manter as crianças na escola, receberem Educação Pública de qualidade e atualizada e alcançarem seu pleno potencial. Esse é o compromisso da Prefeitura de Nova Odessa com nossas crianças”, completou o chefe do Executivo Municipal.