Prefeito Leitinho recebe as chaves do prédio do futuro Departamento de Bem-Estar Animal de Nova Odessa

Com a ilustre presença do Coxinha, um simpático vira-lata que já “mora” no local, o prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho) recebeu pessoalmente na terça-feira (28/05) à tarde as chaves do prédio futuro DBEA (Departamento Municipal de Bem-Estar Animal) da Prefeitura de Nova Odessa. O local foi construído em um terreno municipal na Avenida Brasil, altura do Parque Fabrício, ao lado do futuro Parque Municipal das Crianças.

Com a obra civil concluída, a montagem do Departamento de Bem-Estar Animal entra agora em sua fase final, que deve estender até o final de junho, com a nova unidade ganhando equipamentos, mobiliários e uma equipe própria. A obra foi viabilizada como contrapartida da iniciativa privada ao Município.

A entrega das chaves foi acompanhada pelo vice-prefeito Alessandro Miranda (o Mineirinho), e pela secretária de Obras, Projetos e Planejamento, Miriam Lara Netto. A entrega do prédio foi feita pelo responsável pela construtora Apuamã Empreendimentos e Participações Ltda, Luciano Paiva, e pelo responsável pelo empreendimento Villagio di Capri, Edmar Bueno de Oliveira.

“Sabemos que os pets fazem parte das famílias, e que muitos animaizinhos ficam doentes e às vezes as pessoas não têm condições de levar no veterinário. Então teremos aqui o Bem-Estar Animal, onde teremos castração, atendimento veterinário, tudo de graça para a população carente de Nova Odessa. Vamos dar os primeiros atendimentos para os nossos amigos de quatro patas. Uma coisa que vamos focar muito são as castrações, diminuindo assim os casos de maus-tratos e abandono de crias indesejadas”, apontou o prefeito Leitinho.

Para o vice-prefeito Mineirinho, “ver essa obra praticamente finalizada é motivo de muito orgulho para nossa gestão”. “Quero parabenizar o empreendimento e a todos os envolvidos, pois este é um sonho do Leitinho e de todos que amam os animais, de termos um espaço público para cuidarmos de todos os animais daqueles que não têm condições de pagar um veterinário particular”, afirmou.

O Departamento de Bem-Estar Animal de Nova Odessa será um ambulatório veterinário para pets de famílias de baixa renda da cidade, bem como para casos de emergência envolvendo animais acidentados em vias públicas ou bichos silvestres resgatados ou capturados pelas polícias ambientais.

“É um projeto dos sonhos do prefeito Leitinho, que é médico veterinário e sempre lutou pela causa animal. Teremos aqui vários tipos de atendimentos, como por exemplo castrações de pets de famílias carentes e pronto-socorro de animais feridos na rua, atropelados. Vamos cuidar daqueles que gostam da gente de maneira incondicional, que são os animais domésticos das famílias pobres e os abandonados”, destacou a secretária Miriam.

O projeto final do Bem-Estar Animal possui um amplo estacionamento, recepção, consultórios, centro cirúrgico, pós-operatório e ambulatório e foi elaborado pela equipe técnica da Secretaria de Obras e Planejamento da Prefeitura de Nova Odessa, com apoio da equipe do Setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde.

A CONSTRUÇÃO

A construção da unidade foi viabilizada como contrapartida ao Município de um novo condomínio horizontal de casas de alto padrão pela Apuamã Empreendimentos e Participações Ltda. Vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, a unidade vai ter mais de 400 metros quadrados de área construída em um investimento estimado em cerca de R$ 1,2 milhão.