Novo CRESAM – Centro de Saúde da Mulher da Prefeitura de Nova Odessa realiza palestra sobre diabetes
O novo CRESAM (Centro de Referência de Saúde da Mulher) da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa realizou nesta quarta-feira, 13 de novembro, uma ação de informação e prevenção gratuita sobre o Dia Mundial do Diabetes (celebrado nesta quinta, 14/11). Realizado em parceria com a Rede de Atenção Básica, o evento contou com uma roda de conversas com as pacientes do Centro, testes de glicemia e orientação nutricional para quem é diabético, e também para aqueles que quiseram obter orientação para uma rotina saudável.
Nutricionista da Saúde Municipal, Ana Gisele Xavier explicou a importância do tema. “Estamos com ações de prevenção do diagnóstico precoce desta que é uma doença crônica, que muitas vezes não tem sintomas e só descobrimos através dos exames”. “Na conversa, incentivamos o autocuidado em fazer o exame, com foco na alimentação e a prática de atividades físicas para controle de diabetes”, disse.
A ação teve como objetivo promover a conscientização sobre o diabetes, seus riscos e formas de prevenção, além de incentivar práticas que contribuem para um estilo de vida mais saudável. Durante o evento, os participantes tiveram acesso a informações sobre controle glicêmico, cuidados com a alimentação, a importância da prática de atividades físicas e orientações sobre o tratamento adequado para o diabetes.
O ANO TODO
Segundo a coordenadora de Atenção Básica, Juliana Cristina, o trabalho para a prevenção do diabetes é realizado durante todo o ano. “As equipes das nossas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) realizam o acolhimento dos pacientes diabéticos e daqueles que ainda não são, mas apresentam o risco de se tornarem. Neste procedimento, acolhemos e auxiliamos no processo”, relatou.
Embora não seja diabética, Ivone Rodrigues, aluna do grupo de pilates do CRESAM, obteve diversas dicas para prevenção. “A palestra é muito esclarecedora, para mim, que não sou diabética, mas a prevenção é muito importante. Recebi várias dicas que vão me ajudar em ter uma alimentação mais equilibrada, além da prática de exercícios físicos”, relatou.
Para Adélia Mazieri, diabética e usuária do CRESAM, a palestra a ajudou a relembrar pontos importantes sobre a convivência com a doença. “Faço controle para diabetes há quatro anos, e tomo alguns medicamentos para deixar a diabete controlada. A gente tem que se precaver com a alimentação e estar sempre buscando profissionais que nos ajudem, pois a diabetes oscila dependendo do que comemos. A palestra foi muito interessante e aprendi muito sobre como montar um prato equilibrado, com proteínas, carboidratos e verduras e legumes”, completou.