Merenda Escolar da Prefeitura de Nova Odessa e FAM levam ‘Horta Escola’ à Creche do Alvorada e alunos plantam espinafre

Merenda Escolar da Prefeitura de Nova Odessa e FAM levam ‘Horta Escola’ à Creche do Alvorada e alunos plantam espinafre

A parceria entre o Setor de Alimentação Escolar da Prefeitura de Nova Odessa e o curso de Nutrição da FAM (Faculdade de Americana) promoveu no último dia 31/10/2024 mais uma atividade de Educação Nutricional junto a alunos da Rede Municipal. Desta vez, foi o Projeto “Horta Escola”, que apresentou o espinafre a 76 alunos de 3 a 5 anos da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Professora Walderez Gazzetta, do Jardim Planalto – antiga Creche João de Barro.

 

A visita das estagiárias de Nutrição e da equipe da “Merenda Escolar” da Prefeitura mobilizou aluninhos das turmas de Berçário 1 e 2 e Maternal 1, além da própria equipe do Projeto Revoada, que faz a cogestão da unidade.

 

A parceria visa incentivar os alunos do Município a se alimentaram cada vez melhor, através de várias iniciativas pontuais – incluindo as avaliações antropométricas e nutricionais dos alunos, os testes de aceitabilidade de novos alimentos ou pratos e as “hortinhas”, que geralmente envolvem oficinas culinárias com os vegetais plantados.

 

“O objetivo da ‘Horta Escola’ com as crianças desta unidade foi o de promover a Educação Alimentar e nutricional de forma prática e lúdica, incentivando o contato direto com o cultivo de alimentos saudáveis”, explicou a nutricionista da Prefeitura, Juliana Pissaia Savitsky.

 

As atividades buscam despertar o interesse das crianças sobre a origem dos alimentos e a importância do consumo de vegetais, como o espinafre, para a saúde. Além disso, a hortinha proporcionou uma experiência sensorial e interativa, contribuindo para o desenvolvimento de atitudes positivas em relação à alimentação saudável desde a primeira infância.

 

O trabalho foi realizado pelas estudantes do curso de Nutrição da FAM Marcela Mendonça Moreira e Camila Monteiro Alcantara, além da estudante da Gabriela Radaelli Cruz, da UFLA (Universidade Federal de Lavras Minas Gerais). As estagiárias tiveram supervisão e orientação das nutricionistas do Setor de Alimentação Escolar da Prefeitura Juliana Pissaia Savitsky e Camila Frederico Oliveira, além da supervisora de estágio Joseane Nobre.

 

“A atividade com as crianças foi uma experiência enriquecedora, que atingiu o objetivo de promover Educação Alimentar e nutricional de forma lúdica e prática. O cultivo dos alimentos pelas crianças ajuda a despertar interesses sobre os vegetais, o que pode colaborar para a adoção de hábitos alimentares saudáveis”, acrescentou Juliana.

 

Segundo ela, a escolha pelo espinafre “foi com o objetivo de abordar a importância do consumo do vegetal na alimentação cotidiana, além de mostrar às crianças os benefícios que ele traz a saúde”. “Podemos dizer que o projeto cultivou nas crianças o interesse pela hortaliça. Esperamos que essa experiência reforce a importância de uma alimentação equilibrada e saudável desde pequenos”, completou.