Mais 90 idosos passam por 2º retorno após cirurgias do ‘Mutirão de Cataratas’ da Prefeitura de Nova Odessa

Mais 90 idosos passam por 2º retorno após cirurgias do ‘Mutirão de Cataratas’ da Prefeitura de Nova Odessa

No último sábado (30/03), mais 90 pacientes – a maioria idosos – passaram pela segunda consulta de retorno após as cirurgias de catarata promovidas pela Prefeitura de Nova Odessa. As consultas incluíram a prescrição de óculos para aqueles que precisam e aconteceu no mesmo local das cirurgias, o Ambulatório de Especialidades Médicas da Rede Municipal de Saúde. Graças ao sucesso das cirurgias, todos receberam alta.

 

Desde 2021, a Prefeitura já realizou cerca de 1.600 cirurgias através do “Mutirão de Cataratas”. Esse grupo havia sido operado em dezembro. Muitos deles, inclusive, passaram pela segunda cirurgia, ou seja, tiveram a segunda “vista” operada após um primeiro atendimento também através do “Mutirão” da Prefeitura.

 

Restam na “fila” dessa intervenção em Nova Odessa, atualmente, apenas pacientes em processo de avaliação e aqueles com comorbidades, ou seja, condições de saúde pré-existentes que só permitem a cirurgia em grandes hospitais de referência, como o HC da Unicamp – cujas vagas são distribuídas pela Secretaria de Saúde do Governo do Estado, via CROSS (Central de Vagas).

 

Os pacientes operados em Nova Odessa elogiaram o programa municipal de cirurgias gratuitas de cataratas iniciado em 2021. “Muito obrigado à gestão do nosso prefeito Leitinho (Cláudio Schooder). Fiz primeiro a cirurgia da vista da direita, agora da esquerda. As duas aqui no Ambulatório. Estou super feliz pela rapidez, pelo tratamento dado a todos os pacientes. Agora vou ver o grau para leitura, mas enxergo tudo de longe”, afirmou o cantor e pastor Dirceu Essência.

 

“Em vista do que eu enxergava antes, (o resultado) é impressionante, melhorou bastante. Fazia muito tempo que eu estava na fila, mas agora não tenho do que reclamar. Vou precisar usar óculos ainda, mas estou enxergando super bem”, disse dona Lourdes Conceição, que também operou as duas vistas.

 

“O programa foi um sucesso nestes três anos, trouxemos uma qualidade de vida melhor para boa parte da população de Nova Odessa. A gente só ouve elogios à iniciativa da Prefeitura. Temos que agradecer aos gestores e ao prefeito Leitinho. Ter um prefeito que se importa com a saúde da população traz estes benefícios”, explicou o gestor José Luis Garcia, da Bosco Clínica Médica, empresa contratada pela Prefeitura para realizar as cirurgias e o atendimento pré e pós-operatório.

 

Desta vez, o prefeito Cláudio Schooder não pôde estar presente para receber os idosos, como sempre faz, mas mesmo assim comentou a importância do “Mutirão”. “Estamos investindo na saúde da nossa população. Decidimos fazer esses mutirões para dar mais qualidade de vida à nossa população, principalmente os idosos, que já contribuíram com o nosso município e precisavam deste retorno, e esse retorno estamos dando através das cirurgias de cataratas”, justificou Leitinho.

 

GRIPE

 

A secretária municipal de Saúde Adriana Welsch acompanhou os retornos no Ambulatório, conversou com muitos pacientes e aproveitou para “convocar” os idosos para tomarem suas vacinas contra a gripe (vírus Influenza) e também contra a Covid-19 (Coronavírus), ambas anuais para este público.

 

“Este programa está em andamento desde 2021, hoje é o último retorno para alta e avaliação para uso de óculos. Pretendemos dar continuidade a esse trabalho para manter mínima a fila de espera para cirurgias de cataratas dos nossos munícipes. Tudo isso só é possível por causa do grande apoio do prefeito Leitinho”, finalizou a secretária.