Laboratório contratado pela Saúde de Nova Odessa retoma coleta e realização de exames eletivos

Laboratório contratado pela Saúde de Nova Odessa retoma coleta e realização de exames eletivos

O laboratório contratado para atendimento da Rede Municipal de Saúde de Nova Odessa retomou nesta terça-feira (07/01/2025) o atendimento presencial e a realização dos exames eletivos normalmente, já no primeiro horário (a partir das 7h). A empresa havia suspendido o atendimento presencial dos pacientes com “encaminhamento” de médicos da Rede Pública por um dia apenas, na segunda-feira (06/01). Os encaminhamentos que os pacientes têm em mãos não perderam a validade e podem ser apresentados normalmente no balcão da unidade.

 

Segundo o secretário municipal de Finanças, Hamilton Lorençatto, o pagamento do laboratório de análises clínicas que presta serviços para a Rede Municipal de Saúde foi retomado no final da manhã desta terça-feira, permitindo a volta do atendimento dos pacientes do Município para exames eletivos após um dia apenas de paralisação.

 

A unidade da Rua Aristeu Valente, nº 319, no Centro, atendeu normalmente ao público para exames eletivos até o dia 23/12/2024, quando entrou em recesso (acompanhando o recesso da Rede de Atenção Básica, formada pelas UBSs, Ambulatório e CAPS), e deveria ter reaberto ao público nesta segunda-feira, dia 06/02/2025. Graças à negociação junto aos dirigentes da empresa, o horário atendimento voltou ao normal na unidade já nesta terça-feira (07/01).

 

Tal negociação foi conduzida pessoalmente na segunda-feira de manhã pelo prefeito Cláudio Schooder, pelos vereadores Oseias Jorge (presidente da Câmara), Marcelo Maíto e Lico Rodrigues e pelos secretários Odair Dias (Governo), Hamilton Lorençatto (Finanças) e Adriana Welsch (Saúde).

 

“Ressaltamos que o atendimento prioritário e emergencial para exames coletados dentro do HMNO (Hospital e Maternidade Municipal), UTI (Unidade de Terapia Intensiva Municipal) e do PAM (Pronto Atendimento do Jardim Alvorada) jamais foi interrompido pelo prestador dos serviços, mesmo durante o recesso de final de ano e nesta segunda-feira”, destacou a administração municipal em nota.

 

PRECATÓRIO

 

A obrigatoriedade de pagamento do precatório de R$ 4,1 milhões em dezembro prejudicou a chamada “fila” ou “ordem” de pagamentos da Prefeitura prevista para o mês, causando atrasos no pagamento de alguns fornecedores – inclusive do laboratório em questão.

 

“Destacamos que a ordem de pagamentos da Prefeitura em dezembro de 2024 foi severamente prejudicada pela obrigação de quitação de mais uma dívida de precatório ‘herdado’ da gestão anterior, desta vez de R$ 4,1 milhões, como já esclarecido pelo prefeito em suas redes sociais no último sábado. O total em precatório judiciais ‘herdados’ e pagos pela atual gestão já soma R$ 37,1 milhões entre 2021 e 2024”, completou a Prefeitura de Nova Odessa.

 

Em suas redes sociais particulares, o prefeito explicou no último sábado que, “em dezembro, nossa gestão fez um grande esforço administrativo para pagar as contas normais do mês, incluindo R$ 874.348,00 das férias de janeiro, R$ 1.254.408,43 do Cartão da Cesta de Natal e R$ 6.189.325,30 da Folha de Pagamento dos nossos colaboradores – tudo isso pago em dia”.

 

Mas, segundo Cláudio Schooder, “é claro que tudo isso causa enormes problemas, que prejudicam a ordem cronológica de pagamentos dos nossos fornecedores. Esses precatórios e a queda nos repasses têm um grande impacto negativo em qualquer planejamento, prejudicando a Prefeitura – e portanto a população – de Nova Odessa, nossos servidores e nossos fornecedores de serviços e materiais”.

 

Por fim, o chefe do Executivo destacou na segunda-feira que a gestão municipal está tomando todas as medidas possíveis para regularizar o mais rapidamente a situação junto aos fornecedores afetados, “mantendo os pés no chão e economizando recursos para colocar nossa ‘fila’ de pagamentos em dia e manter o atendimento da nossa população em todas as áreas”.