Guarda Civil Municipal de Nova Odessa é homenageada com o Título de “Policial Padrão”
Guarda Civil Cleberson Rodrigo de Jesus, o “Japa”, é reconhecido pela Câmara Municipal.
O guarda civil municipal Cleberson Rodrigo de Jesus, conhecido como “Japa”, integrante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Nova Odessa, recebeu na última quinta-feira (21/05) o Título de “Policial Padrão”, concedido pela Câmara Municipal. A solenidade aconteceu no Plenário Simão Welsh e contou com a presença do secretário adjunto de Segurança Pública Silvio Natal.
Instituído pelo Decreto Legislativo nº 294, de 12 de abril de 2016, o título tem como propósito reconhecer profissionais das polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros e da Guarda Civil Municipal que se destacaram pelos serviços prestados à coletividade e pela dedicação à manutenção da ordem pública no município.
Ao longo de sua trajetória, “Japa” tem se destacado pelo trabalho no programa de cães policiais (K9), atuando diretamente no treinamento e na condução de operações com a cadela Mel’s, da raça pastor belga de Malinois. Em 2026, a dupla conquistou o título de campeã do Torneio Internacional K9, realizado no Uruguai, na categoria “faro de drogas”. A competição reuniu 53 pares de cães e condutores e avaliou provas de detecção de entorpecentes, busca de pessoas desaparecidas e intervenção tática.
A mesma dupla já havia conquistado o bicampeonato brasileiro, o Campeonato Paulista e diversos títulos regionais, ocupando atualmente o 3º lugar geral do ranking de K9 da América Latina. “Japa” também integra a comissão técnica do Campeonato Brasileiro de K9 e atua como juiz e figurante em provas nacionais e internacionais.
A homenagem reforça o reconhecimento público à atuação da GCM de Nova Odessa e ao trabalho especializado desenvolvido pelo seu efetivo, em especial na área de cinotecnia, que tem contribuído significativamente para as ações de segurança no município e projetado o nome de Nova Odessa no cenário nacional e internacional.
“É com imenso orgulho que vemos um profissional da nossa Guarda Civil Municipal ser reconhecido com o Título de ‘Policial Padrão’. O guarda Cleberson, o ‘Japa’, dedicou sua carreira à proteção da nossa população com competência, disciplina e inovação. A atuação dele ao lado da cadela Mel’s, com títulos nacionais e internacionais, eleva o nome de Nova Odessa e inspira toda a corporação. Essa homenagem é mais do que merecida. Parabéns, Japa”, disse o secretário adjunto Natal.