Em Nova Odessa, Consimares, Ambipar e prefeituras prestam contas sobre a 1ª etapa do Projeto ‘Recicla Junto’

Aconteceu na manhã desta terça-feira (30/04) uma reunião de prestação de contas sobre a 1ª etapa do Projeto “Recicla Junto”, uma parceria entre as prefeituras que fazem parte do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas) e a multinacional novaodessense Ambipar. Trata-se de uma iniciativa social de incentivo à reciclagem, através do fomento ao cooperativismo e à economia circular humanizada na área.

A reunião contou com a presença do prefeito de Nova Odessa, Cláudio Schooder (o Leitinho), do presidente do Consimares e prefeito de Elias Fausto, Maurício Baroni, além de membros do Poder Executivo, equipe técnica e autoridades da região. O evento aconteceu na sede da Ambipar, em Nova Odessa.

Para o prefeito Cláudio Schooder, “é um orgulho saber que a Ambipar tem sua sede em Nova Odessa”. “A Prefeitura já está fazendo um trabalho em cima dos coletores e dos recicláveis, e nestes seis meses vemos que o trabalho evoluiu bastante. Foi introduzido um novo conceito de reciclagem e os benefícios são para quem trabalha, mas também para o meio ambiente e para o município, gerando empregos e renda para a população”, declarou.

O Projeto “Recicla Junto” representa um compromisso conjunto em direção à economia circular e ao gerenciamento responsável dos resíduos sólidos. A parceria envolve a Ambipar, referência global em soluções ambientais, e o Consimares, que uniram forças para ir além de práticas corporativas, visando um impacto positivo tangível na comunidade e no planeta.

CIDADE BONITA

Para o presidente do Consimares, “vir para Nova Odessa é sempre motivo de prazer”. “A cada vez que venho para Nova Odessa, a cidade está mais bonita, mais limpa e bem cuidada e quero agradecer a gestão do prefeito Leitinho por todo este trabalho”, afirmou Mauricio Baroni.

“Viemos aqui hoje ver a prestação de contas da primeira fase com a criação das cooperativas de reciclagem. Santa Bárbara d’Oeste já é um modelo e todas as sete cidades estão interagindo entre si para gerarem cooperativas para gerar dignidade e renda para todas aquelas pessoas que trabalham com reciclagem”, completou.

As sete cidades do Consimares (Nova Odessa, Capivari, Elias Fausto, Monte Mor, Hortolândia, Santa Bárbara d´Oeste e Sumaré), com população de quase 1 milhão de habitantes, geram diariamente cerca de 700 toneladas de resíduos sólidos por dia, boa parte reciclável.

O projeto foi dividido em três fases diferentes: marco zero, preparação e articulação e profissionalização da cooperativa. Durante os meses de novembro/2023 e abril/2024, houve preparação do marco regulatório da coleta seletiva, além da preparação dos caminhões, roteirização e levantamento de coletores e profissionais da reciclagem. A formalização de parceria com cooperativas e associações também esteve presente.

O Consimares foi fundado em 2009 para auxiliar os municípios na gestão integrada dos resíduos urbanos por meio de novas diretrizes, normas e arranjos administrativos, com ênfase na inclusão socioeconômica e ambiental dos profissionais da reciclagem. Nasceu da preocupação conjunta dos municípios na busca de uma tecnologia para destinação final ambientalmente correta e tratamento dos resíduos em substituição aos aterros sanitários.