Educação de Nova Odessa convida quem não completou o ‘Primário’ para fazer a EJA – Educação de Jovens e Adultos em 2025
A Secretaria de Educação da Prefeitura de Nova Odessa está “convidando” jovens, adultos e idosos da cidade que eventualmente ainda não tenham completado o Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano, antigo “Primário”) para se matricularem nas novas turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) para 2025.
A cada semestre, as vagas noturnas são para novaodessenses maiores de 18 anos que não completaram o 5º ano, conhecido antigamente como “4ª série”. A EJA garante certificado de conclusão, e os alunos têm os mesmos benefícios que os demais estudante da Rede Municipal mantida pela Prefeitura – incluindo material escolar, apostilamento, uniforme, transporte, alimentação etc.
As matrículas nesta modalidade de Ensino (conhecida antigamente como “supletivo”) poderão ser feitas entre os dias 25 e 29 de novembro de 2024, das 8h às 11h e das 13h às 16h, na EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Professora Salime Abdo. A escola fica na Rua dos Mognos, nº 336, no Jardim Alvorada. No ato da inscrição, é necessário apresentar apenas RG e comprovantes de endereço e de escolaridade.
As aulas diárias terão início em 2025 e são noturnas, justamente para contemplar aqueles que não conseguiram concluir a Educação Básica na idade certa por precisar trabalhar. Cada série/ano pode ser concluído em 6 meses de aulas. As turmas da EJA são oferecidas pela Secretaria de Educação da Prefeitura na própria EMEB Salime, com aulas diariamente, das 18h30 às 22h.
“Os alunos recebem jantar na escola, já que muitos vêm diretamente do trabalho. Eles também têm transporte gratuito, material escolar e, agora, também acesso ao programa de uniforme escolar gratuito entregue pela Prefeitura”, explicou a diretora de Ensino Fundamental da Rede Municipal, Denile Tupynamba Marin.
A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de Ensino instituída pelo Governo Federal destinada a pessoas que abandonaram a escola, não completaram seus estudos ou não tiveram acesso à educação básica. “Um dos benefícios em cursar a EJA é a flexibilidade de tempo, ou seja, o curso termina bem mais rápido do que no Ensino Regular, pois cada fase tem duração de seis meses”, acrescentou Denile.
A Prefeitura de Nova Odessa mantém 26 unidades na Rede Municipal de Educação, que atendem atualmente a cerca de 5,3 mil alunos com idades de zero a 10 anos – mais os jovens e adultos da EJA.