De olho em novos projetos habitacionais sociais, Conselho de Habitação da Prefeitura de Nova Odessa toma posse
Na última segunda-feira, dia 02 de dezembro, foi realizada no auditório da Prefeitura a posse dos membros do Conselho Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Interesse Social para o biênio que vai de novembro de 2024 a novembro de 2026. O novo Conselho foi nomeado pelo prefeito Cláudio José Schooder (o Leitinho) através do Decreto Municipal nº 4.823/ 2024. Em seguida, foi escolhida a nova diretoria do órgão consultivo e deliberativo.
A reunião foi presidida pelo diretor de Habitação da Prefeitura, Cristiano Cocato Freitas. onde deu o andamento no conselho empossando os novos membros. O Conselho Municipal de Habitação foi criado através da Lei Municipal nº 2.258, de 14 de dezembro de 2007, com membros da Sociedade Cível e do Poder Público, totalizando 30 conselheiros, entre titulares e suplentes.
Na reunião, também foi aprovado o Regimento Interno e feita a eleição da nova Diretoria. o servidor concursado Diego Feitoza foi eleito presidente do órgão. Émerson Padela é o novo vice-presidente, com Amanda Kely Barbosa como primeira secretária e Katia Cristina Calderaro como segunda secretária.
“Foi definido também o calendário das reuniões ordinárias do Conselho de Habitação para os próximos anos e formada uma comissão especial para acompanhar a etapa municipal do Conselho das Cidades, com Diego Feitoza, Amanda Barbosa, Emerson Padela e Daniel Tavares”, completou Cocato.
Segundo o prefeito Cláudio Schooder, o Conselho Municipal de Habitação terá papel preponderante nos próximos anos, em função dos novos projetos da gestão municipal novaodessense em “gestação” na área de habitação social.
“No nosso segundo mandato, nosso foco vai estar em viabilizar novas unidades habitacionais populares para as famílias de menor renda da cidade, inclusive dando continuidade à nossa parceria recente com o Governo do Estado, através da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo). E o Conselho de Habitação é fundamental para acompanhar esses processos”, adiantou Leitinho.
Atualmente, a Prefeitura de Nova Odessa está na “fase de documentação” para formalizar a doação de uma área de aproximadamente 7.500 metros quadrados no Jardim das Palmeiras, para viabilizar a construção de aproximadamente 114 apartamentos através de convênio com a CDHU.
Outra “parceria habitacional pública” em estudos é com o novo programa federal Minha Casa Minha Vida. “É um Programa do Governo Federal que estamos na fase de estudos técnicos para fazer a adesão, para ajudar a diminuir o déficit habitacional na nossa cidade”, completou o prefeito novaodessense. Neste caso, os estudos da Diretoria de Habitação estão em andamento.
Mais informações sobre o andamento dos estudos e parcerias com estes dois programas públicos de Habitação serão divulgadas pela Prefeitura de Nova Odessa conforme estiverem disponíveis, sempre em seus canais oficiais. Neste momento, não há inscrições de interessados abertas.