Crianças da Creche Municipal do Jardim Santa Luiza, em Nova Odessa, plantam 58 mudas de árvores nativas

Crianças da Creche Municipal do Jardim Santa Luiza, em Nova Odessa, plantam 58 mudas de árvores nativas

Em continuidade à iniciativa que desde 2022 une Educação Ambiental e ações práticas, a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Nova Odessa e a EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Professora Penha Maria Pires de Andrade Miranda, no Jardim Santa Luiza, realizaram no último dia 03 de outubro de 2024 o plantio de 58 mudas de árvores nativas na área da unidade, como parte do Programa “Escola da Vida – Renascendo o Paraíso do Verde”.

 

O projeto contou com a participação ativa dos 70 alunos com idades de 2 a 6 anos, que colocaram a mão na terra e ajudaram a plantar as mudas, aprendendo na prática sobre a importância da preservação ambiental. A iniciativa visa criar um ambiente escolar mais verde e agradável, além de contribuir para a arborização urbana e a qualidade de vida no município.

 

Coordenadora da escola, Maria Aline de Camargo destacou a importância da iniciativa para a formação das crianças. “Oportunizar essa experiência vai além da conscientização ambiental. As crianças se sentem pertencentes ao espaço e responsáveis por torná-lo mais bonito e agradável, com mais sombra. Elas percebem, em forma de ação, que a natureza deve ser cuidada e que todos podem fazer a sua parte”, disse.

 

Para a educadora, “além dos benefícios atitudinais, o plantio proporciona um aprendizado pedagógico rico, com o trabalho sensorial – sentir o cheiro e a textura da terra –, o conhecimento dos elementos de uma planta e a relação dos seres vivos com o ambiente. Toda criança deveria ter o direito de plantar uma árvore”.

 

Secretário de Meio Ambiente do município, Matheus Grolla Martins ressaltou o compromisso da pasta com a sustentabilidade e a Educação Ambiental. “Este plantio na EMEB Penha Maria faz parte de um esforço amplo que estamos realizando em Nova Odessa, com o plantio de árvores em diversos pontos da cidade”, acrescentou o gestor.

 

“Acreditamos que a Educação Ambiental é fundamental para a construção de um futuro mais sustentável. E ações como essa, que envolvem as crianças, são essenciais para despertar a consciência e o senso de responsabilidade desde cedo”, finalizou Matheus Grolla Martins.

 

Parceria entre as secretariais municiais de Meio Ambiente e de Educação, a iniciativa já passou por nove unidades da Rede Municipal de Ensino somente neste ano. Foram plantadas, até o momento, em 2024, nada menos que 233 mudas de árvores de espécies nativas da Mata Atlântica.

 

Desde 2022, portanto, já são mais de 1.000 novas árvores plantadas pela parceria em praticamente todas as unidades da Rede Pública de Ensino de Nova Odessa, neste programa, denominado Programa “Escola da Vida – Renascendo o Paraíso do Verde”. E mais creches e escolas municipais devem receber em breve os plantios de árvores.

MUNICÍPIO VERDEAZUL

Graças a ações como estas, prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho) e a equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente receberam em 15/02/2024 o certificado de qualificação de Nova Odessa no Programa Estratégico Município VerdeAzul. A cidade aparece na 21ª colocação do Grupo 3 (formado pelos municípios paulistas com população entre 50 mil e 100 mil habitantes) do mais recente Ranking Ambiental dos Municípios Paulistas – Ciclo 2022/2023.