Coden Ambiental de Nova Odessa também celebra o ‘Outubro Rosa’ com palestra para funcionárias

Nesta quarta-feira (16/10), a Coden Ambiental S/A, empresa municipal responsável pelos serviços de Saneamento Básico de Nova Odessa, celebrou o “Outubro Rosa” com uma palestra promovida em parceria com o Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria Municipal de Saúde para conscientizar suas funcionárias sobre a prevenção do câncer de mama.

Durante a palestra, o enfermeiro André Roberto de Barros, enfermeiro do Hospital e Maternidade Municipal Dr Acílio Carreon Garcia, recomendou às mulheres que façam regularmente o autoexame das mamas em casa e procurem anualmente a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima para fazer a prevenção ao câncer de mama, quando é solicitado o exame de mamografia.

“Estima-se que 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados quando são adotados bons hábitos, como praticar atividade física, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e amamentar”, disse o palestrante.

Ele também explicou que a detecção da doença em fases iniciais aumenta as chances de tratamento e cura. De acordo com ele, os principais sinais e sintomas do câncer de mama são: caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço; saída espontânea de líquido dos mamilos.

PROGRAMAÇÃO

A programação do mês de promoção da Saúde da Mulher promovida pela Prefeitura de Nova Odessa conta com palestras, encontros e mutirões de mamografias, além da já tradicional “Caminhada Outubro Rosa Novembro Azul”, no próximo dia 26/10.

Neste ano, as camisetas personalizadas da caminhada estão sendo “trocadas” pela doação de uma lata de leite em pó de 380g ou 400g, um pacote de fraldas descartáveis ou um pacote de fraldas geriátricas tamanhos G ou GG – tudo em prol das famílias carentes atendidas pelo Fundo Social.

A troca dos “vales-camisetas” já começou e prossegue até o próximo dia 18/10 e pode ser feita diariamente, das 9h às 16h, no Fundo Social, na Rua Heitor Penteado (no antigo Clube Lítero). Os vales serão então trocados pelas camisetas na manhã do dia do evento (26/10), a partir das 7h, no Paço Municipal, onde acontece a concentração e o início da caminhada.