Bem-Estar Animal da Prefeitura de Nova Odessa realizou 6,3 mil procedimentos desde inauguração em 2024

Bem-Estar Animal da Prefeitura de Nova Odessa realizou 6,3 mil procedimentos desde inauguração em 2024

Desde a inauguração em julho, foram realizados 6.314 procedimentos gratuitos em cães e gatos de famílias carentes e cuidadores voluntários

 

Por

Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP

 

O novo DBEA (Departamento de Bem-Estar Animal) da Prefeitura de Nova Odessa realizou 1.547 atendimentos gratuitos a animais de estimação (cães e gatos) de famílias carentes e cuidadores voluntários durante o mês de novembro e 1.338 atendimentos no mês de dezembro de 2024. Assim, desde o início dos serviços, em 29 de julho do ano passado, o Departamento já soma 6.314 procedimentos – incluindo consultas, exames laboratoriais, administração de medicamentos e outros cuidados.

 

Fernando Teixeira, tutor de um pet atendido no DBEA, relatou sua satisfação com o serviço. “Eu fico muito feliz que a Prefeitura de Nova Odessa e principalmente o prefeito Leitinho, que é médico veterinário, teve um olhar diferenciado na cidade, que agora possui um centro especializado no cuidado dos nossos pets. Só tenho a agradecer todo o tratamento dos funcionários e a prestatividade que tiveram com o atendimento do meu cãozinho”, disse.

 

Para a tutora Cristiane Torres, “o Bem-Estar Animal de Nova Odessa auxilia muito nós, pessoas carentes e de baixa renda, a cuidar da saúde dos nossos animais de estimação. O prédio tem uma ótima estrutura e cuida dos bichinhos. Quero agradecer o prefeito e todos os envolvidos que se preocupam com nossos animais”.

 

Médica veterinária responsável pelo Setor de Zoonoses da Prefeitura, Paula Faciulli informou que, apenas em novembro, foram realizadas 351 consultas de clínica médica, 753 aplicações de medicação, 113 castrações de cães e gatos (machos e fêmeas) e 330 exames laboratoriais, como hemogramas e exames de função hepática e renal.

 

Já no mês de dezembro, foram realizadas mais 310 consultas de clínica médica, 662 aplicações de medicação, 66 castrações de cães e gatos (machos e fêmeas) e 300 exames laboratoriais, como hemogramas e exames de função hepática e renal.

 

Mariana Pereira, também médica veterinária e coordenadora do DBEA, destacou a gratificação de trabalhar no programa municipal. “É extremamente satisfatório atuar nesse projeto. Tenho uma enorme realização pessoal e profissional, pois sempre fui guiada pelo amor aos animais. Contribuir com a saúde e o bem-estar deles é a maior recompensa”, afirmou.

 

Mariana também ressaltou o impacto do trabalho em equipe. “A colaboração é incrível, com cada membro demonstrando um comprometimento inabalável com a causa. Juntos, estamos criando um ambiente onde os animais são tratados com respeito, carinho e os melhores cuidados”, enfatizou.

 

“Ver os tutores reconhecendo e valorizando nosso trabalho é muito gratificante. Cada agradecimento e olhar de alívio confirmam que estamos no caminho certo. Isso fortalece nossa missão e nos incentiva a continuar oferecendo o melhor para nossos pacientes”, concluiu a veterinária.

 

COMO FUNCIONA

 

São atendidos pets de famílias de Nova Odessa de baixa renda, inscritas no CadÚnico e beneficiárias do Programa Bolsa Família, além de cães e gatos comunitários (“de rua”), animais abrigados pela AAANO (Associação Amigos dos Animais de Nova Odessa) e aqueles sob responsabilidade de cuidadores voluntários.

 

Também são atendidos, de forma emergencial, animais comunitários acidentados em vias públicas. O atendimento acontece nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Bem-Estar Animal está localizado na Avenida Brasil, altura do Parque Fabrício. Não há “internação”, ou seja, os animais não poderão permanecer no local de um dia para o outro.

 

Os interessados devem apresentar documentos pessoais com foto (CPF e RG ou CNH), comprovante de residência em Nova Odessa recente e no próprio nome, Cartão +Saúde de Nova Odessa e a “Folha Resumo” da família com as informações do CadÚnido (Cadastro Único Federal), que pode ser obtida na Diretoria de Gestão Social do Município.