Alunos de Nutrição da ETEC Hortolândia conhecem Alimentação Escolar da Prefeitura de NO

Alunos de Nutrição da ETEC Hortolândia conhecem Alimentação Escolar da Prefeitura de NO

No último dia 08 de maio, o Setor de Alimentação Escolar da Prefeitura de Nova Odessa abriu as portas novamente para receber a visita de alunos do curso de Nutrição da ETEC (Escola Técnica Estadual) de Hortolândia, sob a responsabilidade da professora e nutricionista Juliana Maia Rosa Ferreira. Isto porque, dentro do conteúdo teórico do curso, é abordada a Merenda Escolar, suas regras e legislações e a importância do Programa de Alimentação Escolar para os alunos que são atendidos nas Redes Públicas de Ensino.


“Temos muito orgulho e segurança em receber no nosso setor e nas escolas municipais alunos e estagiários das redes pública ou privada. Todos ficam sempre encantados e surpresos com a maneira como o Programa de Alimentação Escolar é cumprido em Nova Odessa, a qualidade e variedade que temos de todos os gêneros alimentícios e nosso incansável trabalho de educação nutricional”, explicou a responsável técnica pelo setor, a nutricionista Juliana Píssaia Savitsky.


Os alunos iniciam a visita com um tour pelo setor, no qual Juliana os recebe e explica detalhadamente como ocorrem os processos licitatórios, como os pedidos são feitos, como os gêneros são armazenados e entregues semanalmente nas unidades escolares (a fim de garantir produtos sempre novos chegando em segurança nas cozinhas). Eles entendem como é feita a separação e distribuição para cada seguimento da Rede Municipal – berçários, creches, pré-escolar e Ensino Fundamental 1.


“Os alunos do curso técnico têm acesso à parte de gêneros secos do estoque, a parte refrigerada, além dos estoques de utensílios e EPIs. Terminando a parte teórica, nos dirigimos para as escolas. Dessa vez eles foram conhecer a EMEB Haldrey Bueno, onde a diretora Mônica e o vice-diretor Denis os receberam com muito carinho. Eles acompanharam todo o processo produção e distribuição das refeições, conheceram as dependências da cozinha e estoque e, no final, degustaram a mesma refeição que é servida aos nossos alunos”, explicou Juliana.


“A visita técnica foi finalizada na EMEB Maria Stella, e fomos recebidos gentilmente pela diretora Luciana Negrisson, que apresentou toda a unidade escolar aos alunos de Nutrição e explicou a diferença de cada fase e faixa etária dos alunos atendidos na unidade e que estavam almoçando”, acrescentou a nutricionista.


“Os alunos puderam vivenciar todo o conteúdo teórico que aprendem nas aulas, e é sempre gratificante poder abrir as portas aos futuros nutricionistas e técnicos em nutrição, é uma forma também de sensibilizá-los que todo aquele referencial teórico colocado em prática vai fazer toda a diferença no futuro. A partir do conhecimento teórico, da bagagem que esses alunos trazem consigo, é possível melhorar a qualidade do nosso trabalho e nosso caso, é possível oferecer sempre um serviço de qualidade para nossos alunos atendidos na Rede Municipal”, completou Juliana Pissaia.


A MERENDA ESCOLAR


Atualmente, a Rede Municipal de Ensino de Nova Odessa possui 25 unidades, entre creches, pré-escolas e escolas de Ensino Fundamental 1, e conta com 55 diretores e especialistas, 400 professores, 200 integrantes nas equipes de apoio, atendendo cerca de 5,2 mil alunos. Todos recebem diariamente todas as refeições previstas no PNAE. O Município atende ainda, com merenda escolar, as ONGs Apae, Casa Abrigo Casulo e SOS (Serviço de Orientação e Solidariedade) a “guardinha” da cidade.


A equipe é composta por cerca de 190 profissionais, incluindo os 14 colaboradores municipais que atuam na central, localizada na Avenida Dr Eddy de Freitas Crissiúma, no antigo CTPV. Diariamente, são servidas cerca de 13.600 refeições, incluindo 3.800 desjejuns, 3.800 almoços, 3.800 jantares e 2.200 lanches para os alunos de período integral.