Projeto de Lei do prefeito assegura construção de 114 unidades habitacionais da CDHU em Nova Odessa

Projeto de Lei do prefeito assegura construção de 114 unidades habitacionais da CDHU em Nova Odessa

O prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho) protocolou na Câmara de Vereadores na última sexta-feira (21/06), com pedido de votação em regime de urgência, o Projeto de Lei Complementar nº 26/2024. O PLC assegura a construção, em Nova Odessa, de um projeto habitacional de interesse popular com 114 unidades em área pública do Jardim das Palmeiras, em parceria com a CDHU (Companhia Estadual de Desenvolvimento Habitacional Urbano).

 

A vereadora “líder” do prefeito no Legislativo, Marcia Rebeschini, recebeu a missão de coletar seis assinaturas para que o PLC seja votado ainda na sessão desta segunda-feira (24/06), última antes do recesso de julho do Legislativo Municipal.

 

Entre outras medidas necessárias à viabilização de mais essa parceria com o Governo do Estado, o PLC “dispõe sobre a aprovação do Conjunto Habitacional Nova Odessa – B” segundo o anteprojeto (o modelo de “planta” básica) dos predinhos disponibilizado pela CDHU, e selecionado pelo prefeito Leitinho em novembro do ano passado (2023).

 

A aprovação do PLC é necessária porque o “anteprojeto” da companhia estatal de Habitação prevê que os “predinhos” terão cinco andares, enquanto o Código de Obras atual autoriza apenas 4 andares sem elevador.

 

“O objetivo do presente PLC é aprovar diretrizes excepcionais para que seja possível a efetivação do convênio com a CDHU, qual seja, a construção de mais de quatro pavimentos sem a colocação de elevadores – embora seja prevista (na planta) a estrutura para futuras instalações (de elevadores) e cinco vagas de estacionamento para os visitantes”, traz a justificativa ao texto enviada aos vereadores.

 

“A aprovação da presente lei visa promover moradias para famílias de baixa renda, essencial para a redução do déficit habitacional, promovendo qualidade de vida e inclusão social”, acrescenta o texto do prefeito.

 

Inicialmente, segundo o prefeito, seriam liberadas cerca de 100 unidades para Nova Odessa, mas durante a reunião técnica de novembro de 2023 na CDHU, em São Paulo, chegou-se à conclusão de que, com esta autorização excepcional, esse total pode ser elevado para 114 unidades sem maiores impactos para a cidade.

 

Mais recentemente, em abril deste ano (2024), o próprio governador Tarcísio de Freitas confirmou pessoalmente ao prefeito Leitinho, em visita à região, que Nova Odessa vai mesmo ser contemplada com as 114 unidades habitacionais de interesse social, e não as 100 previstas anteriormente no acordo assinado por Leitinho em meados de 2023.

 

O PLC pode ser votado e aprovado ainda nesta segunda-feira na sessão ordinária semanal da Câmara de Vereadores.